Alunos da UFCG premiados em evento internacional

Participantes do Eriac, em Ciudad del Este (Foto: eriac.itaipu.gov.py)

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) anunciou ontem (20) que dois de seus alunos de graduação e um de mestrado em Engenharia Elétrica foram premiados em evento internacional com trabalho sobre um sistema capaz de medir e transmitir remotamente a corrente de fuga de para-raios.

Os alunos – Suelson Lopes de Carvalho Batista e Vandilson Rodrigo do Nascimento Barbosa (graduação) e Lenilson Andrade Barbosa (mestrado) – formam o grupo da pesquisa vencedora, intitulada ‘Sistema de Monitoramento Remoto de Para-raios de ZnO Baseado na Medição da Corrente de Fuga Total’.

Eles ganharam o prêmio de melhor trabalho do Comitê de Estudos A3 do Cigré (Equipamentos de Alta Tensão) no XVII Encuentro Regional Iberoamericano Del Cigre (Eriac), que aconteceu na Ciudad del Este, no Paraguai, entre os dias 21 e 25 de maio deste ano.

Além de medir e transmitir remotamente a corrente de fuga de para-raios instalados em campo, o sistema pode viabilizar o monitoramento de equipamentos de alta tensão. Tal controle deve evitar colapsos de energia elétrica e danos em transformadores de potência, que custam dezenas de milhões de reais e são de difícil reposição.

Os estudantes pesquisadores são orientados pelo professor George Lira. A pesquisa começou a ser desenvolvida em 2014 e está sendo aperfeiçoada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), da UFCG.

Sobre o evento

Organizado pelo Conseil International des Grands Réseaux Electriques (Cigré), o Eriac ocorre desde 1987 em forma de rodízio no Brasil, Argentina e Paraguai. No evento são discutidos problemas reportados e soluções praticadas pelas empresas do setor elétrico de países da América Latina.

  • Com informações e texto da Assessoria de Comunicação da UFCG.
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.