Delegados formalizam pedido de investigação e se dizem revoltados com acusações

Steferson Nogueira, vice-presidente da Adepdel

A Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel) requereu formalmente ontem (17) à Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds) que investigue autoria e compartilhamento em redes sociais de texto que atribui a delegados uma conspiração para tomar o poder e controlar totalmente o órgão.

O texto, denominado ‘Ações do Núcleo – Missões’, circula há mais de um mês em grupos fechados de Facebook, Instagram e WhatsApp e esboça um plano de empoderamento dos delegados que prevê conquistar a confiança do governador, isolar a ‘velha guarda’ da Polícia Civil e subjugar as ‘categorias subalternas’, que seriam os agentes de investigação, escrivães e motoristas.

Delegado-geral da Polícia Civil do Estado da Paraíba, João Alves de Albuquerque confirmou no final da tarde dessa terça-feira que tão logo receba o pedido da Adepdel encaminhará o documento, via despacho, ao Superintendente da 1ª Região, Marcos Paulo. Que, por sua vez, também mediante despacho, remeterá o processo para o delegado a ser designado para apurar.

Já as entidades representativas de policiais e peritos – Aspol e SindPeritos-PB – anunciaram que vão requerer investigações sobre o caso ao Ministério Público da Paraíba, pois consideram que a Polícia não tem isenção para investigar a própria Polícia.

Delegados revoltados

Em contato ontem com o blog, o delegado Steferson Nogueira, vice-presidente da da Adepdel, disse que ele e seus colegas tomaram conhecimento na semana passada de uma “divulgação apócrifa sobre possíveis missões” da entidade.

A informação revoltou os associados da Adepdel, revelou Steferson, lembrando que em nove anos de existência da entidade jamais seus dirigentes ou filiados pautaram-se por condutas ou políticas antiéticas e desrespeitosas. “Na verdade, a categoria nem queria polemizar, tanto é que nem resposta tínhamos dado, pois chegam a ser vergonhosos, fruto de quem não tem o que fazer, esses tipos de ilação”, comentou.

O delegado ressaltou ainda que a Paraíba tem uma das polícias mais respeitadas do país, “conduzida e dirigida por delegados que exercem suas atividades com zelo e respeito”. Quanto à Adepdel, emendou, “sua história de nove anos fala por si”, detalhando:

Não há uma conquista nossa que não tenha sido concedida também às demais carreiras e, em alguns casos, até a Polícia Militar e bombeiros, como nas últimas negociações que culminaram na incorporação de verbas dos plantões.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.