Inquérito vai apurar origem de texto que acusa delegados de conspiração na Paraíba

A cúpula da Segurança Pública com o governador (Foto: Francisco França/Secom-PB)

A Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adpdel) informou ontem (17) que solicitou inquérito policial para apurar quem fez e compartilhou texto atribuído à entidade, no qual seus membros são expostos como autores de uma conspiração para tomar o poder e ter controle total de servidores, ações e recursos financeiros da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social (Sesds).

Intitulado ‘Ações do Núcleo’, o texto chama de ‘missões’ as diversas etapas ou tarefas a serem cumpridas pelos delegados para alcançarem seus objetivos, começando por formar um grupo denominado ‘Amigos do Rei’ que cuidaria de, supostamente, estabelecer laços de confiança com o governador. Para tanto, tentariam “por todos os meios possíveis” (incluindo ‘punir’ e ‘gerar conflitos’) impedir a aproximação das ‘categorias subalternas’ e do Instituto de Polícia Científica (IPC) ao ‘rei’.

O texto sobre as ‘missões’, que também se refere a diversas providências dos delegados vinculados à Adepdel para afastar e isolar a ‘velha guarda’ da Polícia Civil, circula há um mês em larga escala e intensidade em grupos privados de redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram etc.). Segundo nota da Adepdel enviada na noite dessa segunda-feira ao blog, toda essa propagação tem como objetivo atingir a imagem da categoria dos delegados através de mentiras criadas e difundidas por pessoas inescrupulosas que se valem do anonimato para tanto.

Leia a seguir a nota de esclarecimento da Associação e, na sequência, o texto sobre as ‘missões’ dos delegados.

A NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba vem a público, por intermédio de seu Presidente Cláudio Marcos Romero Lameirão, apresentar esclarecimentos relacionados à mensagem que circula em diversos grupos telemáticos, fazendo referência a supostas “Ações do Núcleo” e as suas supostas “Missões”.

A mensagem, em seu teor, dá conta de que a categoria dos Delegados de Polícia Civil do Estado da Paraíba, supostamente, faria uso de meios “ortodoxos” para conseguir melhoramentos remuneratórios, além do que teria como missão ocupar postos de trabalho “estratégicos”, realizar um “choque de geração” em detrimento daquela que chama de “velha-guarda” e impedir a aproximação de categorias “subalternas”.

Pois bem. Lamenta-se que pessoas, sem escrúpulos, façam uso do anonimato para propagar mentiras, cujo roteiro de fundo jamais poderia ser atribuído à categoria dos Delegados de Polícia Civil do Estado da Paraíba, que sempre embasa suas ações na legalidade, decência e cordialidade, entre categorias e entre os colegas de quaisquer que sejam a sua geração (desde a mais moderna até a mais experiente).

Como entidade representativa da classe e defensora das suas prerrogativas, a ADEPDEL esclarece que acompanhará a apuração dos fatos, mediante a instauração de inquérito policial, com o escopo de identificar os autores intelectuais e materiais da odiosa mensagem, para que, em seguida, sejam tomadas todas as providências cabíveis e necessárias (inclusive propositura de ação penal) contra os responsáveis pelo ato que hostiliza a categoria dos Delegados.

João Pessoa, 17 de julho de 2017.

ADEPDEL

AGORA, O TEXTO DAS ‘MISSÕES’

AÇÕES DO NÚCLEO

MISSÃO 1 – “Amigos do Rei” – Aproximação; investigação; comprometimento – Laços de confiança . Impedir aproximação das categorias subalternas e do IPC – Punir, inviabilizar e gerar conflitos – ação irrestrita: todos os meios possíveis.

MISSÃO 2 – “Choque de geração” – Eliminar a velha-guarda dos principais postos de comando – subjulgar – distanciar do poder – manutenção mínima de não insurgentes.

MISSÃO 3 – “Cadeiras de Poder” – Ocupação e manutenção dos principais postos de comando. Lotações estratégicas – distanciar velha-guarda.

MISSÃO 4 – “Supremacia econômica e financeira” – Comandar recursos financeiros da instituição e estabelecer o distanciamento salarial das demais categorias. Controlar capacidade econômica dos subalternos – plantões extras – Impedir ganhos salariais. Ação irrestrita: todos os meios possíveis.

MISSÃO 5 – “Comando e controle” – Monitoramento de subalternos insurgentes e cooptação de vulneráveis. Sanções aos insurgentes e bonificação aos vulneráveis.

MISSÃO 6 – “Amigos são os meus” – Controlar e reduzir situações de amizade ou outros relacionamentos com os subalternos. Gerar conflitos e condições que direcionem para o distanciamento e favoreçam a efetivação das missões.

MISSÃO 7 – “Calcanhar de Aquiles” – Identificar e atuar junto aos cargos vulneráveis – conduzir conflitos internos – fragilizar atuação dos subalternos (Nível médio: PC – Motoristas – IPC – Papiloscopistas e outros).

MISSÃO 8 – “Instituto da Polícia” – Fragilizar condições da gestão do IPC para direcioná-lo a subordinação da Delegacia Geral – controle e restrição dos recursos financeiros – redução da capacidade de gestão autônoma.

MISSÃO 9  – “Posto Maior” – Preparar alternativas de assunção do comando da segurança pública – Delegacia Geral e Secretaria – Análise de conjuntura sistemática – Atuar firme e sistematicamente nas instabilidades. Conduzir os conflitos. Ação irrestrita: todos os meios possíveis.

MISSÃO 10 – “Novatio” – Monitorar e controlar atuação dos novatos. Avaliar posturas. Punir insurgentes e favorecer os convergentes. Evitar postos de destaque e progressões.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

3 Respostas para Inquérito vai apurar origem de texto que acusa delegados de conspiração na Paraíba

  1. JUAREZ escreveu:

    Mas como são coorporativistas heim !
    Quem tem que apurar os fatos é o Ministério Público e não os próprios delegados !!!

  2. JUAREZ escreveu:

    Kkkkkkkkkkkkkk

    E por qual razão não é verdade ???

    Em geral, todas estas associações são medíocres mesmo é tentam a qq custo alcançar o poder !!!



  3. Pingback: Peritos e agentes querem que MP investigue delegados - Blog do Rubão