Só 11% têm plano de saúde na PB

Plano de saúde é o terceiro bem mais desejado pelos brasileiros, só perdendo para a educação e a casa própria, segundo pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Na Paraíba, esse bem é uma conquista de apenas 11% da população, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.


Nos últimos dez anos, o número de beneficiários de planos de saúde aumentou 40,5%. Hoje, 422.875 paraibanos não dependem mais do SUS (pelo menos, não exclusivamente). São 128.242 com planos individuais ou familiares e 294.169 com planos coletivos. Em dezembro de 2007 eram 300.864 beneficiários paraibanos. No Estado, há 317 operadoras ativas com beneficiários.

Nos últimos dois anos, em meio à crise econômica no País, o número de paraibanos com planos de saúde oscilou, mês a mês, sendo setembro de 2015 o mês de maior alta (424.540) e, agosto de 2016, o período com menos usuários (417.359), uma diferença de 7.181 beneficiários. Este ano, o número voltou a crescer, mas ainda apresenta déficit em relação a agosto do ano passado.

Novos procedimentos
A exigência dos usuários de planos cresceu e a cobrança da ANS às operadoras também. Periodicamente, os planos de saúde são obrigados a aumentar a cobertura dos procedimentos oferecidos. No momento, por exemplo, a ANS está com uma consulta pública aberta para incluir 15 novos procedimentos no rol da cobertura mínima obrigatória que os planos de saúde devem oferecer aos seus beneficiários.

A consulta foi aberta na última terça-feira (27) e receberá contribuições da sociedade até 26 de julho, exclusivamente no portal da ANS. O novo rol entrará em vigor em janeiro de 2018.

Pesquisa do Ibope/IESS
Segundo a pesquisa Ibope/IESS, realizada este ano, “a principal razão para a posse de plano é a segurança de não depender do serviço público”. Os usuários também destacam a qualidade do atendimento dos planos, em contrapartida ao atendimento público.

  • Andréa Batista, jornalista freelancer
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.