Papa Francisco entrega pálio ao arcebispo da Paraíba

Papa Francisco e Dom Delson (Foto: Ascom/Arquidiocese)

O Papa Francisco entregou na manhã desta quinta-feira (29), durante solenidade dedicada aos Apóstolos Pedro e Paulo, em Roma, o Pálio Arquiepiscopal a Dom Manoel Delson, arcebispo metropolitano da Paraíba.

O Pálio, do latim pallium, manto, é uma insígnia, um símbolo litúrgico, de “honra e jurisdição”, usado pelos arcebispos. Tem o formato de colarinho de lã branca, com cerca de 5 cm de largura e dois apêndices – um na frente e outro nas costas. Possui seis cruzes bordadas em lã preta – quatro no colarinho e uma em cada um dos apêndices.

Segundo nota distribuída hoje pela Assessoria de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese da Igreja Católica na Paraíba, o Pálio simboliza também serviço e comunhão na própria Província Eclesiástica, “na qual o Metropolita está à frente, e na sua comunhão com a Sé Apostólica”.

Dom Delson recebeu o Pálio do Papa Francisco, mas a imposição da peça para seu primeiro uso no paramento do arcebispo será feita às 9h do dia 5 de agosto deste ano em João Pessoa pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, representante do Vaticano no Brasil.

O ato acontecerá em uma solene Concelebração Eucarística na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro da Capital, durante missa consagrada à padroeira da cidade, Nossa Senhora das Neves.

  • Com informações e texto de Eisenhower Almeida de Albuquerque, Assessor de Imprensa e Comunicação da Arquidiocese da Paraíba
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Papa Francisco entrega pálio ao arcebispo da Paraíba

  1. maria raquel de vasconcelos escreveu:

    Que a graça de Deus esteja sempre em cada um desses que receberam. Amem