Gay e trans vivem ‘amor hétero’

Melissa Kettley e Victor Pilato estão juntos há dois anos (Foto: Arquivo pessoal/Victor Pilato)

Victor Pilato nasceu homem, pelos critérios biológicos, com identidade de gênero masculina, mas orientação sexual gay. Melissa Kettley era do sexo masculino ao nascer, mas tem identidade de gênero feminina. Os dois se encontraram há dois anos e, hoje, vivem ‘um relacionamento heterossexual’. A história pode parecer confusa para alguns, mas na cabeça do casal está tudo bem resolvido, apesar do preconceito da sociedade.

O casal diz que há muitos relacionamentos que fogem das convenções e que, por isso, despertam curiosidade e discriminação. Ele lembra que os trans sofrem um preconceito semelhante ao que algumas pessoas têm com casais de idades muito diferentes ou relacionado ao sexo entre idosos, por exemplo. Victor explicou que ele e Melissa afirmam que vivem um ‘relacionamento hétero’ pelo fato de terem identidades de gêneros diferentes.

“Algumas pessoas estranham, olham torto, como se não quisesse reconhecer. Às vezes se acostumam e a gente explica que, independente da orientação sexual, o que vale é o companheirismo, o amor e a vivência. É isso o que está mais em jogo”, afirmou ele.

Políticas públicas
Victor é gerente operacional de Enfrentamento à Homofobia da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade – Semdh. O órgão mantém o Espaço LGBT – Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à Homofobia na Paraíba, que já prestou mais de 10 mil atendimentos, desde que foi criado, em 2011. São pessoas que recorrem ao serviço em busca de ajuda nas áreas social, jurídica, de psicologia e direitos humanos. Assim, uma única pessoa pode ter até quatro atendimentos, de uma só vez.

Dentre os atendimentos, foram ajuizados 112 ações para mudança de prenome, algumas já deferidas e outras em processo. Segundo Victor Pilato, as ações buscam o direito de pessoas trans de serem reconhecidas pelo nome social, que já adotaram. Ele explica que muita gente tem um nome no registro, mas é conhecida por outro. No interior tem muito disso, mas foi o movimento de travestis e transexuais que encampou a luta para mudar judicialmente o nome para que possam ter em seus documentos os nomes que representam suas identidades de gênero.

Dia do Orgulho Gay
Na próxima quarta-feira, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho Gay. Desde o último mês de maio (17 de maio é o Dia Internacional contra a Homofobia), a Semdh realiza uma série de ações relacionadas à capacitação de profissionais das áreas social, de saúde e educação para o atendimento à comunidade LGBT. Uma nova roupagem está sendo dada à campanha “Tire o respeito do armário” e algumas peças devem ser lançadas neste dia 28 de junho.

  • Andréa Batista, jornalista freelancer
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

5 Respostas para Gay e trans vivem ‘amor hétero’

  1. Jacqueline Rocha Côrtes escreveu:

    Parabéns ao casal e ao lindo amor de vocês! Vida longa para essa união! Beijos! Jacque

  2. Idevaldo Simão Cardoso escreveu:

    Amor hétero, relacionamento hétero como se um gay e o outro é trans?

  3. Almaíza Dantas escreveu:

    Bom dia, pessoas.Amei a reportagem sobre o Victor e Melissa. Só o amor e o respeito importa o resto é resto.A vida é uma colcha de retalhos; uns panos são lindos, outros inexpressivos. Porém, todos devem ser costurados com a linha do amor. Viva a vida! Viva o amor! Viva Jesus.

  4. Julio Araújo escreveu:

    Parabéns pela a matéria !!! Parabéns pelo o casal que apoio sempre. Felicidades e Viva a Diversidade LGBT. Ano que vem vou tá Casando se Deus Quiser e Estarão Convidados !!! Melissa Kettley Amiga Que Amo de Coração e Você Sabe Bem Disso …

  5. Sérgio Araújo escreveu:

    Esqueceu vitor de falar dos encaminhamentos que a SMDH encaminha através do espaço LGBT .
    Para o ambulatório de saúde integral para travestis e transexuais do estado da Paraíba , situado no anexo do CHCF.