Prefeito de Bayeux decide não mais autorizar presídio federal

Presídio foi debatido em pelo menos duas audiências públicas na Câmara de Bayeux

O prefeito Berg Lima, de Bayeux, decidiu não doar terreno nem autorizar a construção de um presídio federal no município, confirmou há pouco à CBN João Pessoa o coordenador de Comunicação Social da Prefeitura, Nelson Nóbrega.

Segundo o assessor, a decisão de Berg foi tomada com base em manifestações da população, que majoritariamente seria contra o presídio, anunciado há um mês pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça.

O prefeito chegou a colocar uma enquete no portal da Prefeitura para que os usuários de Internet pudessem opinar ‘sim’ ou ‘não’ sobre a construção de um presídio federal, que seria instalado na zona rural do município, com acesso pela BR 101 Norte, sentido Natal-João Pessoa.

Segundo revelou no dia 2 deste mês o agente federal de Execução Penal Felipe Abath, do Depen, em entrevista a ao jornalista Herbert Araújo, da rádio CBN João Pessoa e TV Cabo Branco, o Ministério da Justiça aguardava apenas a doação do terreno para abrir processo de licitação a empresas interessadas na obra.

O presídio, se autorizado, seria concluído em dois anos, proporcionando durante o período de construção emprego direto para mais de 400 pessoas e um investimento de R$ 400 milhões, além de R$ 7 milhões anuais em contratos de fornecedores locais com o Depen.

Opositores do prefeito e até mesmo o governador Ricardo Coutinho promoveram campanha nas redes sociais e na mídia contra o presídio, que deveria contar inicialmente com 250 servidores federais, sendo a maioria de agentes penitenciários.

A oposição ao presídio argumentava que o complexo atrairia para a cidade a presença ou até mesmo a fixação bandidos de alta periculosidade como moradores de Bayeux.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

5 Respostas para Prefeito de Bayeux decide não mais autorizar presídio federal

  1. Enock Lima escreveu:

    porra prefeito devagar não e mentiroso não fez pesquisa de nada….. e deixou planos de muitos paraibanos trabalharem nessa unidade gente assim devia nem ganhar para gremio estudantil ou pior ainda nem pra líder de sala de aula eita prefeito fraco………….

  2. Genilson escreveu:

    Nada a ver se fazer dentro da cidade ou não. Eles não querem e ficar preso neste presídio federal esses políticos só serve pra roubar.

  3. José Silva escreveu:

    Pessoas de mente pequena, mal sabem as vantagens que traria uma penitenciária dessas em uma determinada região.

  4. Nadja Belém Rodrigues de Holanda escreveu:

    Mentes pequenas, decisões medíocres! Será que não tem bandidos em São Pessoa? Deixou de diminuir o desemprego atual da região… Lamentável!

  5. Luiz Ribeiro escreveu:

    Muito bem, lugar de presídio é fora da zona urbana, tenho uma sugestão, construir no Piauí, onde tem terras abundantes no meio do nada.