Prefeito de Bayeux decide não mais autorizar presídio federal

Presídio foi debatido em pelo menos duas audiências públicas na Câmara de Bayeux

O prefeito Berg Lima, de Bayeux, decidiu não doar terreno nem autorizar a construção de um presídio federal no município, confirmou há pouco à CBN João Pessoa o coordenador de Comunicação Social da Prefeitura, Nelson Nóbrega.

Segundo o assessor, a decisão de Berg foi tomada com base em manifestações da população, que majoritariamente seria contra o presídio, anunciado há um mês pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça.

O prefeito chegou a colocar uma enquete no portal da Prefeitura para que os usuários de Internet pudessem opinar ‘sim’ ou ‘não’ sobre a construção de um presídio federal, que seria instalado na zona rural do município, com acesso pela BR 101 Norte, sentido Natal-João Pessoa.

Segundo revelou no dia 2 deste mês o agente federal de Execução Penal Felipe Abath, do Depen, em entrevista a ao jornalista Herbert Araújo, da rádio CBN João Pessoa e TV Cabo Branco, o Ministério da Justiça aguardava apenas a doação do terreno para abrir processo de licitação a empresas interessadas na obra.

O presídio, se autorizado, seria concluído em dois anos, proporcionando durante o período de construção emprego direto para mais de 400 pessoas e um investimento de R$ 400 milhões, além de R$ 7 milhões anuais em contratos de fornecedores locais com o Depen.

Opositores do prefeito e até mesmo o governador Ricardo Coutinho promoveram campanha nas redes sociais e na mídia contra o presídio, que deveria contar inicialmente com 250 servidores federais, sendo a maioria de agentes penitenciários.

A oposição ao presídio argumentava que o complexo atrairia para a cidade a presença ou até mesmo a fixação bandidos de alta periculosidade como moradores de Bayeux.

4 Comente Prefeito de Bayeux decide não mais autorizar presídio federal

  1. Luiz Ribeiro Disse:

    Muito bem, lugar de presídio é fora da zona urbana, tenho uma sugestão, construir no Piauí, onde tem terras abundantes no meio do nada.

  2. Nadja Belém Rodrigues de Holanda Disse:

    Mentes pequenas, decisões medíocres! Será que não tem bandidos em São Pessoa? Deixou de diminuir o desemprego atual da região… Lamentável!

  3. José Silva Disse:

    Pessoas de mente pequena, mal sabem as vantagens que traria uma penitenciária dessas em uma determinada região.

  4. Genilson Disse:

    Nada a ver se fazer dentro da cidade ou não. Eles não querem e ficar preso neste presídio federal esses políticos só serve pra roubar.

Comente

Não publicamos ofensas pessoais. O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *