Obras no trecho paralisado do Eixo Norte recomeçam na próxima semana

Barbalho (ao centro) também assinou o contrato (Foto: Ascom/MI)

O Ministério da Integração Nacional anunciou no final da tarde desta terça-feira (20) que as obras da primeira etapa do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, paralisadas há um ano, serão reiniciadas na próxima semana pelo consórcio Emsa-Siton, vencedor da licitação para realizar o serviço empacado por uma liminar revogada ontem (19) pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

O MI informou também que já assinou a primeira ordem de serviço, no valor de R$ 132 milhões, para a retomada do trecho abandonado pela construtora Mendes Júnior em julho de 2016, após perder condições técnicas e financeiras para dar prosseguimento ao trabalho com a denúncia de que estaria envolvida em práticas de corrupção investigadas pela Operação Lava Jato. A ordem de serviço foi assinada pelo deputado Rodrigo Maia, presidente da República em exercício.

“Com a assinatura do documento, a expectativa é de que as empresas levem entre oito e dez meses para concluir a obra. Serão abertas várias frentes simultâneas para acelerar os trabalhos. As empresas estão autorizadas a iniciar a mobilização de pessoal e as máquinas já deverão estar em campo na semana que vem. No pico das atividades, cerca de dois mil profissionais serão contratados”, relata nota da Assessoria de Comunicação do Ministério.

O ministro Hélder Barbalho prevê que a água do São Francisco deverá chegar ao Ceará, no reservatório Jati, até o início de 2018. A partir de lá, a transposição segue pelos canais e túneis do Eixo Norte para abastecer também barragens e açudes da Paraíba o Rio Grande do Norte, contornando a ameaça de colapso hídrico nos três estados, além de Pernambuco. Estima-se em mais de 7 milhões de pessoas a população beneficiada pelo Eixo Norte em 223 municípios dos quatro estados.

O contrato que permitirá a conclusão do Eixo Norte foi assinado desde 20 de abril pelo Ministério da Integração Nacional com o consórcio Emsa-Siton no valor de R$ 516,8 milhões. Por esse valor, as empresas terão que concluir a Meta 1N desse ramal da transposição, que tem 140 quilômetros de extensão e passa pelos municípios pernambucanos de Cabrobó, Salgueiro, Terra Nova e Verdejante até a cidade de Penaforte, no Ceará. As demais etapas (2N e 3N) estão sendo concluídas, com mais de 94% das obras finalizadas.

  • Com informações e texto da Ascom/MI
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.