Mais de 3 mil mulheres paraibanas contraíram câncer em 2016

Palestra da ginecologista Mônica Lisieux na Fapai

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), pelo menos 3.120 mulheres paraibanas contraíram câncer em 2016, informou a médica ginecologista Mônica Liseux em palestra que proferiu no último sábado (10) no bairro de Mandacaru, em João Pessoa.

A palestra, sobre ‘Saúde da Mulher’, foi realizada pela manhã na sede da Fundação de Assistência e Proteção à Adolescência e à Infância (Fapai), durante ação de saúde patrocinada pela Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Paraíba (Coopanest-PB).

A ginecologista lembrou que o câncer de mama lidera o número de casos na Paraíba e no Brasil, ocupando o primeiro lugar com 25,65% dos registros da doença. Em segundo lugar aparece o câncer de colo do útero com 10,55%, seguido do corpo do útero com 3,2% e em quarto lugar, o de ovário com 2,8%.

Durante a palestra, a médica ainda abordou o conceito de saúde, o cuidado com o corpo, a mente e o espírito, a importância da realização dos exames de rastreio do câncer, a exemplo do autoexame da mama e a forma correta da mulher fazer o procedimento, além de destacar a amamentação como meio de prevenir a doença.

Durante o evento, que aconteceu das 9h às 12h, foi exibido um vídeo sobre a saúde da mulher e disponibilizados serviços de verificação da pressão arterial e da glicemia (foto), além da distribuição de kits de higiene pessoal e um lanche coletivo para o público feminino que compareceu ao local.

A ação faz parte do projeto de responsabilidade social da Coopanest-PB e foi voltada especialmente para as mães dos alunos da Fapai, mas também foi aberta ao público feminino da comunidade que compareceu ao local.

  • Com informações, fotografias e texto de Joelma Medeiros, jornalista e assessora de imprensa
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.