Canal da Transposição rompe e interrompe fluxo da água para Campina

A realidade dá razão mais uma vez aos temores e constatações do Professor Francisco Sarmento sobre a qualidade das obras do Projeto de Transposição do Rio São Francisco. Ontem (10), um canal do Eixo Leste arrombou e, com isso, interrompeu-se o fluxo de água para Campina Grande, via açude de Boqueirão.

O trecho que ruiu fica em Custódia, Pernambuco, próximo à divisa com a Paraíba. Pertence ao Lote 11 de obras, executado pela empreiteira OAS, uma das mais encrencadas na Operação Lava Jato. Para remediar e restabelecer a transposição, começaram a fazer uma pequena barragem dentro do canal, conforme se pode ver na fotografia abaixo.

Mesmo após a conclusão da barragem, ainda não se sabe quando o canal será consertado e novamente posto em uso para a água retomar seu curso no rumo de Monteiro, Camalaú e Boqueirão. Por enquanto, a interrupção não afetou o abastecimento de Campina e região, até por que os 19 municípios do chamado Polo da Borborema ainda não consomem água da Transposição.

Francisco Jácome Sarmento, Professor Doutor de Engenharia Civil da UFPB, é um dos maiores especialistas brasileiros em recursos hídricos. Foi um dos formatadores do Projeto São Francisco no Governo Lula. Em 19 de março deste ano, visitou as obras do Eixo Leste e divulgou sua preocupação com a execução, o andamento e a qualidade das obras da Transposição.

Após a visita, divulgou relatório através desde blog mostrando que no ritmo e na vazão que estava sendo liberada a água para os açudes de Monteiro e Camalaú, era incerto e improvável que o Eixo Leste pudesse abastecer o esgotado açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) no prazo anunciado pelo Ministério da Integração.

Após os alertas e advertências do Professor Sarmento, tanto o Ministério como a Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa) correram para tomar as providências que fizeram a água do Velho Chico fluir pelo Rio Paraíba até atingir o açude de boqueirão, que abastece Campina e mais 19 municípios, todos em via de um colapso no abastecimento gerido pela Cagepa.

  • Com informações e fotografias enviadas por leitores que residem na região onde o canal se rompeu

40 Comente Canal da Transposição rompe e interrompe fluxo da água para Campina

  1. Alfredo Diniz Disse:

    Rapaz, isso é complicado demais. E o professor tinha mesmo dito que faltava testar e fazer muita coisa. Apostar no pouco que esse governo Temer faz só dá nisso. Agora vamos ver o que diz esse trapalhão da Aesa.

    • Hardy Disse:

      Sinceramente,culpar o Temer por uma obra iniciada por Lula e Dilma com fins eleitorais é um pouco demais.

      Detesto Temer e acho que Gilmar Mendes errou ao não cassar a chapa.

      Mas a Cesar o que é de Cesar. A Lula e Dilma o que é dois dois.

      • Viamali1 Disse:

        Ola Hardy, desculpa mas a parte da obra aonde ocorreu o acidente foi no finalzinho do eixo oeste entregue em dezembro de 2016 pela OAS ( uma das empresas investigadas na lava jato que mais pagou propinas para o Temer, PMDB, e PSDB)
        Esta parte estava sob as responsabilidades do governo Temer… So Deus e quem sabe os benefícios que ele obteve inclusive o de usar material barato…

        • Henrique Disse:

          Não é culpa nem de Lula, Nem Dilma, Nem Temer! A Culpa é a empreiteira (OAS) contratada para realizar o serviço. Nem um dos políticos são engenheiros técnicos ou qualquer coisa do tipo. Então por favor parem de atacar uns aos outros!

    • Luiz Disse:

      Culpar o Temer???
      Vc cheirou meia velha??
      Quero o Temer na cadeia junto com.o Lula. Mas culpar o cara é muita insanidade.

    • Tobias Mattos Disse:

      Alfredo . Vc deve ter problema temporal
      Vá se informar quando e quem fez esse trecho antes de responsabilizar esse governo interino . Deixe de ser militonto rapaz. PT nunca mais volta ao governo.

  2. Hélio Viana Brandão Disse:

    E agora Campina Grande, em pleno São João, gastando água com força. É nisso que dá esse governador Ricardo apostar tudo numa obra inacabada. Tem que consertar isso logo, pois Campina não tem alternativa. Ricardo nunca teve plano B. Agora haja ainda mais dias de racionamento pra Rainha da Borborema….

  3. Carlos Antônio Guedes Disse:

    Meu amigo, isso é um rio indo embora pra longe de CAMPINA GRANDE. E agora Reicardo Coutinho?? Tu que não tens nenhum plano B!! Só te resta implorar ao Temerário que conserte logo isso para que a água volte a fluir pra Paraíba. Parabéns para esse professor que vem alertando isso desde a inauguração dessa obra inacabada, inaugurada por motivos políticos e por falta de opção pra resolver a crisa hídrica da Paraíba!! Deus nos proteja de tanta incompetência!!!!

  4. Fernando Pereira Lins Disse:

    Vixe!!! Estou vendo na foto que estão jogando terra dentro do canal pra isolar o trecho. Então a água não passa mais pra Paraíba…. Agora fu….
    Campina Grande, prefeito, acorda!!!

  5. Eloisio Martins Disse:

    Isso deve sair em nível nacional pra mostrar a incompetência desse governo usurpador de obra que precisava concluir só um pedacinho e faz uma coisa dessas, Fico pensando no impacto ambiental desse rio correndo do lugar que arrombou. Deve ter levado tudo que encontrou pela frente. Meu Deus, alguém tem que fazer alguma coisa contra tanta incompetência. Cadê a Aesa que deve ter ficado sabendo pelo Blog do Rubão. E os políticos que tiraram tanta foto da inauguração disso!! Onde estão agora????

    • Israel de farias Disse:

      Obra mal feita pelo canalha do Lula e Dilma que enrolou o povo com falsas promessas e obras atrasadas, mal executadas e superfaturadas e que agora inaugurada pelo seu sucessor legal e eleito pelo povo na chapa Dilma, Temer, acaba se revelando a má qualidade da obra. Temer deveria mandar investigar a fundo toda esta obra.

  6. Fernando Carvalho Disse:

    Meus amigos, isso é um retrato completo do que é um governo sem legitimidade. Estou sabendo que o racionamento de Campina não acabou ainda porque o DNOCS desses golpistas começou tarde as obras de adaptação do açude de Boqueirão e ainda não concluíram. O racionamento não acabou porque o açude não chegou ainda no volume morto e sim porque não acabaram com a obra que era pra tá pronta desde 2015. Isso é muita irresponsabilidade. E agora, com o Eixo Leste rompido não chega mais água em Boqueirão nem em lugar nenhum. Governador “Tudo pra João Pessoa Nada pra Campina” é agora??? Vai pedir ao a dupla caipira das águas Azevedo e Fernandes pra fazerem um Plano B??? Pense numa dupla competente!!!

    • Israel de farias Disse:

      Se ex presidente Lula pilantras de carteirinha foi o maior responsável pela péssima qualidade das obras e pelo atraso que ele prometeu inaugurar em 2012, agora jogar a culpa nos outros é mole.

  7. Elton Oliveira Pontes Disse:

    A vazão desse canal só foi aumentada depois que o prof. Sarmento botou a boca no trombone através desse blog cidadão do Rubão. Me lembro que ele alertava sobre os riscos de uma obra inaugurada sem estar pronta e testada. Agora, infelizmente se conforma o pior. Fico pensando quantos pontos de fragilidade como esse ainda existem em tantos quilometros de canal por onde essa água transita até chegar na nossa Paraíba… Que Deus nos salve de tanta incompetência. O que será de Campina e mais 17 cidades que dependem de Boqueirão?? O ministério da integração tem que tomar providências urgentes, não só para consertar o rombo, mas também para restabelecer o fluxo de água para a Paraíba.

  8. Clésio Cruz Disse:

    Se esses caras da construtora não resolverem logo isso, nos de Campina vamos amargar mais racionamento ainda. Como todo mundo sabe, ou é essa transposição ou é NADA, porque esse governador com sua equipe não tem outra alternativa, não se preveniram. Agora é contar com a sorte que consertem logo e que não arrombe mais em outro canto. Eita São João difícil esse!!

  9. Ronaldo neves ribeiro Disse:

    Uma vergonha dinheiro nosso jogado fora, por irresponsabilidade dessas empreiteira safado.Fazendo serviço seboso.

  10. Francisco Edilson da silva Disse:

    Meu deus

  11. José Marinho de Lima Disse:

    O PROFESSOR FRANCISCO SARMENTO, PROFUNDO CONHECEDOR DAS QUESTÕES RELACIONADAS COM A TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO, JÁ HAVIA RELATADO A PRECARIEDADE COM QUE ESTAVA SENDO FEITA A OBRA E O RISCO QUE PODERIA ACONTECER COM A ACELERAÇÃO DOS TRABALHOS, VIZANDO A SUA INAUGURAÇÃO. O PREVISTO POR ELE JÁ ACONTECEU E ALGUÉM VAI TER QUE ASSUMIR A RESPONSABILIDADE PELO ERRO COMETIDO.

  12. Edmilson Rodrigues do Ó Disse:

    Tècnicamente a consistência das placas que revestem as laterais e fundo do canal demonstram fragilidade, assim como as barrancas laterais apresentam sinais de que não foram compactadas. Consequentemente, vai ser uma obra que apresentará defeitos sucessivos ao longo do tempo. Antes de ser iniciada a vazão das aguas, já havia sinais de árvores brotando nas fendas das placas e raizes quebrando o revestimento.

  13. f.faras Disse:

    E meus amigos A grande farsa política no nosso país não é de hoje Faz muitos e muitos anos que coisas desse tipo acontecem E o povo não cria vergonha continua .votando em políticos corruptos fazendo assim com que o nosso país vá cada dia e cada dia mais para o buraco. É como diz o ditado água me leva água me traz

  14. José Carlos Bartolomeu Silva Disse:

    Uma obra feita com material de terceira qualidade e ossada 3 vezes mais o valor Isso é Brasil parabéns políticos isso é mais uma sombra do que vocês fazem com o nosso país. Políticos vocês são piores de que terroristas. Matam silenciosamente usando a falta de educação saúde e segurança.

  15. Manoel Messie Viegas Disse:

    Alguém sabe informar, se alguma parte que o exército fez, rompeu e qual foi o local?

  16. Marcio Disse:

    e preciso avaliar a qualidade dá obra do canal da transposição para com isso ter uma qualidade do serviço.

  17. Jonecy Ferreira leite Disse:

    Obras do governo petista que foi levado a sério foi corrução e roubos descarados.

  18. Rivaldo Costa Lima Disse:

    Toda e qualquer obra realizada com, principalmente Recursos Governamentais, deve ser fiscalizada por órgão competente e comprometido com o empreendimento e exigida que sejam utilizados material compatível com a finalidade, se tivesse ocorrido, não aconteceria fatos dessa natureza.

  19. Cláudio Pio de Sales Chaves Disse:

    É possível que alguns mentores da obra tenham comido propina para colocar um material de construção mais fraco e barato…

  20. Luiz Ribeiro Disse:

    Obra superfaturada é só prejuizo.

  21. Helene Salim Disse:

    E pensar que ainda vemos aquedutos do tempo dos romanos em pé hoje em dia…

  22. Valdir Pepe Disse:

    Essa Obra foi como tantas outras no pais,sem nenhuma Observância do Preceitos da Boa Engenharia:
    Sem anti Projeto Confiável.
    Sem Avaliação do Melhor de Anti Projeto.
    Sem Projeto Construtivo Executado por Escritório de Engenharia.
    Sem o Projeto Avaliado.Não Poderia haver Contratação alguma.
    Rompeu agora,e vai continuar rompendo;”Ad Perpetuum”.
    Com cerca de 25% do Custo até hoje;Teríamos Uma Solução Definitiva!
    Irresponsabilidade Total,de Todos os Envolvidos.Desde os Governantes,e seus Agentes,e as Empreiteiras da República Envolvidas na Obra.
    Foram Bilhões de Dinheiro desviado do Povo já Desvalido,por irresponsáveis de Plantão.POBRE NORDESTE,IGNORADO,E ROUBADO.

  23. claudio Disse:

    Bom, visto a incompetência na execução da obra e mesmo na solução paleativa, não consegui ficar calado. A burrice iniciou quando na ideia de transpor o rio e agora retoma nessa solução medíocre que irá causar erosão em outro ponto pelo estancamento. Essa água vai subir e vazar e mesmo pelas características do material, poderá ser carreado e voltar a vazar no mesmo ponto e pior se romper de uma vez, será uma marola forte que abrirá mais ainda a erosão e rompera até mais canal. Para uma saída paliativa palpável, seria ideal que colocasse tubos no fundo do canal para que o fluxo se mantivesse e fazer essa “barragem” à montante e jusante de forma que o tubo fizesse o caminho e dai recuperar esse ponto rompido.

  24. roberto Disse:

    Gente vocês já viram um homem da terra controlar a água??? Vocês já tentaram segurar água com a mão ? Não sei quem é Ricardo Coutinho mas de uma coisa tenho certeza ele tem feito os planos A corretamente, famílias tem sido beneficiadas graças ao trabalho dele sejam mais sinceros, política e uma coisa que nos corrompe porque as vezes misturamos as coisas…..sou do interior ….sou “matuto” para muitos mas sei que quando planejo algo so quem executa é Deus ….não existe adivinhoes de verdade se não eu já teria ganhado na loteria ….ninguém ia adivinhar que a barragem ia romper assim como a lua não impede o sol quando ele quer chegar ….vamos fazer a diferença sem atacar ninguém vamos nos unir e dar as mãos e fazer uma Paraíba melhor …

  25. Brivaldo Disse:

    Todo mundo sentando o pau em Lula e Dilma, está obra era para está pronta desde de 1917, pois foi este governo que vcs nordestinos tanto crítica que tirou do papel, pois era um projeto complexo por conta de tantas críticas, foram 100 anos de espera, o temer acabou destruindo tudo junto com sua corja

  26. Gilson Evangelista Duarte. Disse:

    Deve-se observar.

    Deve-se exaltar.

    Os homens no passado planejaram no presente executaram toda a obra .
    Quem capacitou foi Deus .
    Quem foi o exaltado foi o ( homem pecador ) .

    Oremos uns pelos outros ao Senhor Jesus Cristo, pois todos fomos corrompidos pelo pecado na há um justo se quer, todos se ofendem .
    Nunca está-rá o homem satisfeito longe de Deus .
    Por que? Porque quando esse se distancia de Cristo o pecado Jas a porta com a soberba e orgulhos , orgias e suas adjacentes variedades.
    Se estas em Cristo vigiai por que se fosse possível enganariam até os escolhidos do Senhor Jesus.
    O Senhor Jesus Cristo te ama te chama pelo seu nome creia , evangelho João capítulo 10.

    Um abraço. ( vigiai e vez com quem anda ) .

  27. Cezar augusto Disse:

    Enquanto no Brasil nao houver uma lei que puna com prisao o engenheiro que assinou a obra ,sempre vai ser esse descaso com o dinheiro publico ,responsabilidade e o que esta faltando ,todas as obras publicas sao de baixa qualidade e uma vergonha ,alguem tem que ir preso por isso,nao e possivel ,assim nao da.

  28. LUABRASIL Disse:

    Senhores, Pela primeira vez desde o Império vemos que com boa vontade, Fé e Perseverança o problema maior do Nordestino pode ser amenizado.Sei que muitos são contra Dilma e Lula mas sei também que Campina Grande estaria hoje em colapso se não fosse a decisão certeira de Lula (Eleitoreira ou não)ao tirar este projeto do papel.O NORDESTINO HOJE SABE QUE É POSSÍVEL TER ÁGUA, PLANTAR E COLHER SEM PRECISAR IR COM UMA CUIA NA MÃO PARA OUTROS ESTADOS, Sejamos sensatos.

Comente

Não publicamos ofensas pessoais. O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *