Jornalista lança livro sobre a história da televisão na Paraíba

(Foto: Secom/CMJP)

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) promoveu na tarde desta sexta-feira (9), no Auditório Cabral Batista, o lançamento do livro “História da Televisão na Paraíba”, do jornalista e professor universitário Gilson Souto Maior.

Ao falar sobre sua obra, o autor disse que pretende desenvolver outros trabalhos sobre a televisão no contexto da comunicação social, por se tratar “de um veículo que tem um papel preponderante junto à sociedade”, veículo que ele também define como o de maior força de opinião junto ao público.

Gilson lembrou que a história da televisão tanto no Brasil como na Paraíba começou com o paraibano Assis Chateaubriand, natural de Umbuzeiro, “responsável não apenas pela inauguração da primeira televisão em Campina Grande – TV Borborema, em 1961 –, como também pelo surgimento da televisão na América do Sul – a TV Tupi, em 1950”.

A trajetória de todas as emissoras de televisão da Paraíba está no livro de Gilson Souto Maior, que dedica um capítulo final aos avanços da tecnologia e às transmissões via Internet.

Ele ressaltou ainda o papel da TV Câmara de João Pessoa, a primeira instalada por uma casa legislativa na Paraíba. Gilson acredita que a relação da sociedade pessoense com o Poder Legislativo municipal mudou para melhor após a CMJP colocar o seu canal de tevê no ar.

‘A História da Televisão na Paraíba’ está à venda na Livraria do Luiz, da Galeria Augusto dos Anjos (Praça João Pessoa, 88, Centro).

  • Com informações e texto de Rafaela Cristofoli, da Secretaria de Comunicação da CMJP
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.