Juízes emitem nota sobre massacre no Lar do Garoto

Juízes responsabilizam a gestão estadual pela rebelião na unidade de internação de adolescentes ‘Lar do Garoto’, em Lagoa Seca (microrregião de Campina Grande). Sete internos morreram e dois ficaram gravemente feridos. A tragédia ocorreu na manhã deste sábado (3 de junho).

No final da tarde, juízes da Infância e Juventude do Estado da Paraíba divulgaram nota sobre massacre. Para os magistrados, o Tribunal de Justiça e o Poder Executivo Estadual devem iniciar tratativas urgentes para reestruturação das Unidades e das Varas da Infância, com vistas a possibilitar o tratamento integrado de ações e, principalmente, evitar tragédias como a do Lar do Garoto, cuja probabilidade de acontecer em outras unidades de internação, também superlotadas, é iminente.

Leia a Nota Pública na íntegra:

Nós, juízes da infância e Juventude do Estado da Paraíba, abaixo assinados, em face da rebelião ocorrida na unidade de internação de adolescentes denominada “Lar do Garoto”, na Comarca de Campina Grande-PB, que vitimou 9 adolescentes, 7 mortos (carbonizados e esquartejados) e 2 gravemente feridos, vimos a público expressar nossa indignação pela grave violação dos direitos fundamentais dos adolescentes que estão sob custódia do Estado e preocupação com a atual situação das unidades de internação da Paraíba, nos seguintes termos:

O massacre ocorrido na unidade de internação de responsabilidade do Poder Executivo Estadual decorre do total descaso do Estado e da sociedade com o tratamento digno de crianças e adolescentes marginalizados e abandonados à própria sorte, sem políticas públicas, apoio familiar e comunitário, que busquem a retirada dessas pessoas ainda em formação reeducativa da delinquência e da exclusão social.

Assim como os presídios brasileiros estão dominados por organizações criminosas, as unidades de internação de adolescentes também são palco de disputas de facções e do recrudescimento da violência, inexistindo por parte do Poder Executivo Estadual, responsável pelas unidades, investimentos estruturais e em políticas de ressocialização dos adolescentes e programas de inclusão social para aqueles que deixam as unidades, após o cumprimento das medidas socioeducativas.

A delinquência juvenil tem aumentado nos últimos anos e não houve qualquer investimento para ampliação e reestruturação das unidades de internação. No Lar do Garoto, havia 48 adolescentes apreendidos provisoriamente e 152 cumprindo sentença definitiva de internação por homicídio (28), latrocínio (02), estupro de vulnerável (05), roubo qualificado (88), tráfico de drogas (08), furto (07), porte ilegal de arma (03), ofensa física (01), além dos transferidos de outras unidades.

Na visão dos juízes da Infância e Juventude, abaixo assinados, o Tribunal de Justiça e o Poder Executivo Estadual devem iniciar tratativas urgentes para reestruturação das Unidades e das Varas da Infância, com vistas a possibilitar o tratamento integrado de ações e, principalmente, evitar tragédias como a do Lar do Garoto, cuja probabilidade de acontecer em outras unidades de internação, também superlotadas, é iminente.

Uma das consequências diretas desse quadro generalizado de desrespeito às condições mínimas de dignidade é a cooptação cada vez mais precoce desses adolescentes por facções criminosas, inviabilizando por completo sua ressocialização e aumentando exponencialmente suas chances de reincidência infracional.

Ressaltamos, ainda, ser imprescindível que o Tribunal de Justiça priorize a instalação de varas exclusivas da infância e juventude, além de melhorar a assessoria dos juízes com equipes interdisciplinares, a fim de tornar efetiva a prioridade absoluta reconhecida constitucionalmente, para que possamos intervir de forma eficaz nesse cenário.

Finalmente, os juízes se solidarizam com as famílias que perderam seus filhos que estavam sob a responsabilidade do Estado e lamentam profundamente essa grave violação aos Direitos Humanos no sistema socioeducativo.

Paraíba, 03 de junho de 2017
Adriana Lins de Oliveira Bezerra – Juíza da 2ª Vara de Cajazeiras-PB

Algacyr Rodrigues Negromonte – Juiz da Infância e Juventude de Campina Grande-PB

Andrea Costa Boto Targino – Juíza da 2ª Vara de Monteiro-PB

Ana Flávia Jordão Ramos Fornazari – Juíza da Comarca de São José de Piranhas-PB

Alessandra Varandas Paiva Madruga de Oliveira Lima – Juíza da Comarca de Areia-PB

Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto – Juiz da 2ª Vara de Itaporanga-PB

Antônio Silveira Neto – Juiz da Infância e Juventude de Cabedelo-PB

Brunna Melgaço Alves – Juíza da Comarca de Barra de Santa Rosa-PB

Bruno Medrado dos Santos – Juiz da Comarca de Serra Branca-PB

Candice Queiroga de Castro Ataíde – Juíza da 2ª Vara Mista de Pombal-PB

Caroline Silvestrini de Campos Rocha – Juíza da Comarca de Uiraúna-PB

Fábio Brito de Faria – Juiz da Comarca de Araçagi-PB

Fernanda Paz – Juíza da infância e juventude de Catolé do Rocha

Flavia Fernanda Aguiar Silvestre – Juíza da Comarca de Pirpirituba-PB

Graziela Queiroga Gadelha de Sousa – Juíza da Comarca de Lucena-PB

Henrique Jorge Jácome – Juiz Auxiliar da Infância e Juventude de João Pessoa-PB

Hugo Gomes Zaher – Juiz Auxiliar da Infância e Juventude de Campina Grande-PB

Isabella Braga Guimarães de Melo – Juíza da 2ª Vara de Inga-PB

Isabelle de Freitas Batista Araújo – Juíza da 2ª Vara Mista de Guarabira-PB

Israela Cláudia da Silva Pontes – Juíza da 4ª Vara de Santa Rita-PB

Jailson Shizue Suassuna – Juiz da Comarca de Bananeiras-PB

Jeremias de Cassio Melo – Juiz da Infância e Juventude de Sousa-PB

João Lucas Souto Gil Messias – Juiz da Comarca de Sumé-PB

José Jackson Guimarães – Juiz da Comarca de Alagoa Grande-PB

Juliana Dantas – Juíza da Comarca de Remígio-PB

Kleyber Thiago Trovão Eulálio – Juiz da Comarca de Conceição-PB

Luiz Eduardo Souto Cantalice – Juiz Auxiliar de João Pessoa-PB

Luiz Gonzaga Pereira de Melo Filho – Juiz da Comarca de Pocinhos-PB

Maria dos Remédios Pordeus Pedrosa Veloso de França – Juíza da 2ª Vara de Santa Rita-PB

Maria Eduarda Borges Araújo – Juíza da 2ª Vara de Princesa Isabel-PB

Mathews Francisco Rodrigues de Souza do Amaral – Juiz da Comarca de Boqueirão-PB

Mayuce Santos Macedo – Juíza da 2ª Vara de Piancó-PB

Michel Rodrigues Amorim – Juiz da 2ª Vara de Queimadas-PB

Philippe Guimarães Padilha Vilar – Juiz em Substituição na Comarca de Prata-PB

Virgínia de Lima Fernandes Moniz – Juíza em Substituição na 2ª Vara de Sapé-PB

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

2 Respostas para Juízes emitem nota sobre massacre no Lar do Garoto

  1. nrmota escreveu:

    Esses corajosos e destemidos Juízes merecem todo o nosso respeito, todo nosso apoio, toda nossa solidariedade. Está aí o que se comentava à boca miúda, havia bastante tempo, mas carecia da coragem dessas autoridades.
    Primeiro: não temos uma polícia judiciária treinada e muito menos aparelhada. Não temos uma polícia profissionalizada, com salários justos e adequados a sua indiscutível importância no seio da Sociedade. Temos sim, uma polícia mal aparelhada, pessimamente treinada e com salários vergonhosos;
    Segundo: A marginalidade é produto social. É produto do capitalismo selvagem. É produto da corrupção, da roubalheira e da safadeza institucionalizada, e principalmente da omissão dos políticos.
    Terceiro: Não temos penitenciária e falar em ressocialização é balela, é bláblá prá enganar incauto e analfabeto e aquietar as sofridas famílias. Não existe sistema penitenciário, mas depósitos de seres humanos que desgraçadamente caíram na marginalidade. Não são penitenciárias, mas verdadeiras universidades do crime, que alimentam gratuitamente com mão-de-obra abundante o narcotráfico, dentro e fora dos presídios.
    Quarto: Não temos uma política judiciária voltada a realidade que agora está publicizada e posta, por quem vive o dia-a-dia. Em vez de instalar mais varas especializadas, o TJ insensível vai fechar grande parte delas !!!???
    Quinto: a vergonhosa omissão do poder público estadual e principalmente dos políticos, sim ! aqueles trinta e seis mamadoras das tetas da viúva apelidados de deputados estaduais. A turma do blábláblá e dos polpudos salários. Honoráveis omissos, paladinos/democratas dos seus interesses pessoais.
    Agora, as famílias vão ser indenizadas com dignidade !!?? Quanto custará essas vidas(!?), cada uma delas !?

    • nrmota escreveu:

      Quem vai apurar e responsabilizar o poder público, e pela via regressiva, o Governador e secretários vão ressarcir aos cofres públicos as indenizações(frutos da omissão e irresponsabilidade) que serão pagas as famílias !!?????