UEPB cede gratuitamente programa que facilita acesso a contracheque do servidor

Quando o salário de todos os servidores estaduais e municipais estiver disponível na Internet na próxima semana, conforme prometeu o Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), qualquer órgão do Estado ou de prefeitura pode facilitar a consulta a essa informação através de um programa de computador desenvolvido na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A informação sobre a disponibilidade desse software, de forma gratuita, para qualquer instituição pública, foi noticiada hoje (26) pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UEPB. Basta encaminhar ofício ao Gabinete da Reitoria da Universidade que será acionada uma equipe técnica qualificada para implantar o sistema na entidade que o solicitar.

Segundo o reitor Rangel Júnior, uma vez instalado o programa, a população terá acesso aos pagamentos da folha de pessoal em todos os níveis de atuação do órgão que adquirir o soft, a exemplo do que já acontece com a própria UEPB, onde é possível saber online – consultando os contracheques – os vencimentos de todos os servidores, efetivos ou temporários, de todos os setores da instituição universitária.

Carlos Alberto Chaves, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da UEPB, explica que quem quiser utilizar o sistema precisa ter uma página na Internet para hospedar as informações geradas pelo setor responsável pela sua folha de pagamento. “Uma vez demandada para o apoio técnico, a CTIC repassará todas as informações técnicas para implantação e uso do sistema bem como treinará equipe responsável por inserir as informações do órgão para consulta pública”, acrescentou.

“Como modelo para as demais instituições, desde março de 2015 a UEPB disponibiliza todas as informações referentes às remunerações dos servidores da Instituição. A medida atende a uma exigência da Lei de Acesso a Informação (Lei Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011), que prevê o direito de acesso do cidadão à informação, permitindo-lhe conhecer e acompanhar a administração dos recursos públicos”, destaca a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade.

o Portal da Transparência da UEPB registra uma média de 14.600 acessos por mês, 40,26% dos quais de interessados em saber o salário dos servidores. “Em 2016, a UEPB foi o sexto órgão estadual mais demandado no Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). De um total de 914 solicitações de informações feitas a todas as estruturas do Estado, 40 foram solicitadas à UEPB, que registrou uma taxa de resposta de 100%”, informa a Ascom.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.