Lei Seca pega 3 condutores embriagados, por dia

Operação Lei Seca coordenada pelo Detran, foi iniciada em 2012 (Foto: Secom-PB)

Na PB, mesmo com avanços e bons resultados, a fiscalização ainda é deficitária, principalmente, no interior do Estado

Este ano, 396 motoristas já foram flagrados dirigindo alcoolizados em rodoviais estaduais e vias urbanas, durante fiscalizações da Operação Lei Seca, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). A média do ano passado é de cinco ocorrências, por dia.

Mas essa média pode chegar a 500, por dia. Isso, se for considerada a estimativa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), divulgada em reportagem do Bom Dia Brasil (Rede Globo), de que para cada flagrante registrado, outros 100 condutores alcoolizados passam ilesos.

Segundo a assessoria de imprensa do Detran, foram 1.799 flagrantes no ano passado. De 2012 (quando a operação do Governo do Estado foi iniciada), até agora, 10.595 flagrantes foram feitos. Todos os condutores foram multados em R$ 2.934,70 (valor dobra em caso de reincidência) e 620 deles foram presos. Foram 9.117 CNHs apreendidas.

Segundo a assessoria de imprensa do Detran, o número de carteiras apreendidas foi menor do que os flagrantes, porque 1.478 condutores flagrados não possuíam CNH, ou seja, ofereciam ainda mais riscos de se envolverem em acidentes, porque não estavam habilitados para conduzir os veículos.

Interior descoberto
O chefe da Divisão de Policiamento e Fiscalização do Detran-PB, major Sérgio Fonseca, informou que, atualmente, a operação conta com 54 agentes. Ele explicou que a Lei Seca se concentra na Grande João Pessoa. Somente nos grandes eventos, a exemplo do São João de Campina Grande e Carnaval do litoral e de Patos, a atividade é estendida a esses municípios.

“O Detran está adquirindo mais equipamentos, com o propósito de ampliar a operação às demais cidades”, afirmou.

Sobre estimativa do Denatran
Sobre a estimativa do Denatran de que para cada motorista flagrado outros 100 dirigiram bêbados e não foram identificados, o Detran-PB respondeu, através da assessoria de imprensa, que não tem esse levantamento, mas acredita que o trabalho de conscientização e educação no trânsito, bem como as penalidades impostas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), vêm diminuindo o número de condutores que misturam álcool e direção.

  • Andréa Batista, jornalista/produtora de conteúdo freelancer
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Lei Seca pega 3 condutores embriagados, por dia

  1. jose claudio matias do nascimento escreveu:

    Tem que ser mais rigorosa, pois são vidas que irresponsáveis tiram.