MPT prepara exposição contra trabalho infantil

  • Por Henriqueta Santiago

Em junho, o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) trará para João Pessoa a exposição “Não cale”, que faz uma reflexão sobre a exploração do trabalho infantil, que afeta milhares de crianças e adolescentes em todo o País.


A exposição – uma iniciativa da ‘Agência Um’ em parceria com o MPT e a Casa Pequeno Davi – será aberta no Manaíra Shopping (3º Piso, Espaço Gourmet – em frente à Steak House).

A exposição faz parte de uma campanha, intitulada “Trabalho infantil: Se você cala, ele não para”, que o procurador do Trabalho Eduardo Varandas idealizou junto com o publicitário Flávio Jatobá, da Agência Um, que faleceu em março deste ano. A ideia é levar a exposição para todo o Brasil.

Além de imagens e peças expostas, a exposição também conta com objetos utilizados por crianças no trabalho, como pedra, carvão, sabão e cana-de-açúcar.

Segundo dados do IBGE, entre 2013 e 2015, o trabalho infantil aumentou 4,5% no Brasil. Havia 3,3 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos trabalhando. Desse total, meio milhão tinha menos de 13 anos e a maioria (62%) trabalhava no campo, com a agricultura.

Para o procurador do MPT-PB, Eduardo Varandas, a ação tem o objetivo de conscientizar e convocar as pessoas para assumir o papel de proteger esses jovens por meio da denúncia.

“Uma das metas prioritárias do Ministério Público do Trabalho é prover a proteção integral à criança e ao adolescente. Precisamos mudar essa mentalidade de que é melhor estar trabalhando do que roubando. A exploração da mão de obra infantil é grave, lesiva e pode levar ao uso de drogas e à criminalidade. Toda criança precisa ter acesso à infância”, destacou.

  • Henrique Santiago é Assessora de Comunicação do MPT-PB
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.