Juiz relata em livro pioneirismo da Paraíba em tornozeleira eletrônica

Bruno César, juiz e professor de Direito (Foto: TJPB)

Uso do equipamento em presos começou através de projeto no Curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no Campus de Guarabira

“O monitoramento eletrônico de presos e a paz social no contexto urbano: nova política de contenção da modernidade a partir da visão da microfísica do poder e da sociedade do controle”. Este é o título do livro que o juiz de Direito Bruno César Azevedo Isidro lança esta semana em formato digital (e-book) através da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB).

Disponibilizado gratuitamente através da página da Editora na Internet, o livro resultou da tese de doutoramento de Bruno César Isidro, que também é Professor do Curso de Direito do Campus III da UEPB, em Guarabira. Com a aprovação do seu trabalho, o juiz agora é Doutor em Transformações do Direito Privado, Cidade e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

“A publicação traz um histórico sobre o monitoramento de presos no país e o apresenta como uma possibilidade para diminuição de gastos prisionais, redução dos efeitos degradantes do cárcere e maior controle dos indivíduos que estão em semi liberdade. A publicação relata ainda a experiência paraibana que teve início em julho de 2007, quando foi apresentada na Comarca de Guarabira (PB) a primeira tornozeleira eletrônica do Brasil, projeto que teve início em sala de aula, no curso de Direito da UEPB, através de um projeto de pesquisa coordenado pelo professor Bruno César”, descreve texto de divulgação do lançamento publicado no portal da UEPB.

Segundo o autor, a partir daquela experiência, “a tornozeleira eletrônica deixou de ser uma ideia e virou realidade no país, sendo usada por cinco presos que passavam o dia trabalhando nas ruas da cidade de Guarabira”.

“O e-book Bruno César inaugura uma série de livros interativos da EdUEPB, trazendo links para reportagens de televisão que destacaram a implantação do sistema de monitoramento em Guarabira e no Brasil. Uma vez conectado à Internet, o leitor pode visualizar, na parte dos anexos, todas as matérias acerca do tema exibidas nos noticiários televisivos”, informa a matéria da Universidade.

  • Clique aqui para saber mais sobre a primeira experiência de monitoramento eletrônico de presos, realizada há dez anos na Paraíba, conforme registro da revista eletrônica Consultor Jurídico.
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Juiz relata em livro pioneirismo da Paraíba em tornozeleira eletrônica

  1. Ricardo escreveu:

    Parabéns ao Juiz Bruno!