Lançada ideia de criação da Universidade Federal do Brejo

Campus de Bananeiras da UFPB (Foto: Rebele-se na UNE)

Inicialmente, nova instituição incorporaria os campi de Areia e Bananeiras, que seriam desmembrados da UFPB

O vereador Ramom Moreira propôs ontem (11), na Câmara Municipal de Bananeiras, a criação da Universidade Federal do Brejo Paraibano (UFBP). A ideia recebeu apoio imediato do prefeito Douglas Lucena e do deputado Hervázio Bezerra, representante do município na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Segundo Ramom, ex-presidente e atual primeiro-secretário da Câmara, a nova instituição incorporaria, inicialmente, os atuais campi de Areia e Bananeiras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Há quem defenda, em acréscimo, que uma UFBP venha a abrigar também as estruturas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Araruna e Guarabira.

“Essa é uma bandeira relevante para ser levantada por todos os líderes locais e regionais”, disse o prefeito de Bananeiras, considerando “por demais oportuna a sugestão”. Por sua vez, Hervázio manifestou-se em redes sociais para se associar à proposta de Ramom Moreira, ideia que considera brilhante. E se ofereceu para articular as primeiras gestões em torno da UFBP.

“Semana que vem, posso marcar uma audiência com a Reitora da UFPB, a professora Margareth Diniz, e consultá-la sobre a possibilidade e viabilidade dessa ideia. Pelo que conheço, ela é uma gestora muito dinâmica, prática e objetiva”, observou o parlamentar.

Hervázio sugeriu que o próprio autor da proposta articule uma comitiva de dirigentes e lideranças locais para comparecer à audiência na Reitoria da UFPB, em João Pessoa, da qual deverá participar também o prefeito Douglas Lucena.

Formado em Administração pela UFPB, Ramom Moreira é atualmente aluno do curso de Direito da UEPB. Ele argumenta que a criação de uma nova universidade federal fortaleceria o ensino superior e a economia do Estado, citando o exemplo da Universidade Federal de Campina (UFCG), criada em 2002 por iniciativa da própria UFPB.

“O desmembramento dos campi de Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras do antigo formato da UFPB, para a estruturação da UFCG, mostrou-se benéfico tanto do ponto de vista acadêmico como administrativo para as duas instituições. É o que acontecerá também, acredito, com a criação de uma Universidade Federal do Brejo Paraibano”, reforçou.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

2 Respostas para Lançada ideia de criação da Universidade Federal do Brejo

  1. Newton Mota escreveu:

    Nada mais justo. É preciso descentralizar e crescer.

  2. É uma excelente idéia a do nobre Vereador e conterrâneo Ramon Moreira. Afinal o Campi da UFPB de Bananeiras é um dos mais antigos do Estado e poderia muito bem servir de polo sede para o novo modelo – Universidade Federal do Brejo Paraibano, englobando as mencionadas por ele e encampadas pelo Prefeito de Bananeiras e pelo Deputado Estadual Hervásio Bezerra, que poderia também aglutinar a esse Projeto Deputados Federais que foram votados na Região.