Países africanos vêm conhecer inserção da agricultura familiar na merenda escolar de Bananeiras

Criação de peixes, um dos destaques da produção rural em Bananeiras (Foto: Secom-PB)

A cidade de Bananeiras recebe na quinta-feira (11) a visita de delegações da República do Mali e da Ilha de Madagascar. Os visitantes vêm com o propósito de conhecer o trabalho desenvolvido no município paraibano de inserção dos alimentos produzidos pela agricultura familiar na merenda escolar.

Segundo o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, Bananeiras vem se destacando em todo o Brasil por ser um dos municípios com maior índice (65%) de compra direta da produção agrícola local para abastecer as cantinas e cozinhas das escolas da rede de ensino mantida pela Prefeitura Municipal.

Localizado na África Ocidental, mas sem saída direta para o mar, com 1.200.000 km² de área (pouco menor do que o Estado do Pará), Mali é o sétimo maior país daquele continente e um dos mais pobres, com a quase totalidade dos seus 13 milhões de habitantes vivendo abaixo da linha de pobreza (renda per capita inferior a um dólar por dia).

Já o Madagascar ocupa a maior ilha do continente africano, com seus 587 mil km², onde vivem mais de 22 milhões de pessoas, com 90% dessa população sobrevivendo com menos de dois dólares por dia. O país, também uma república, para sair da miséria o país atualmente atualmente direciona os seus investimentos em ecoturismo e agricultura.

Em Bananeiras, a prioridade dada à agricultura familiar na merenda escolar das escolas municipais faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura voltadas para o fortalecimento do campo, no qual se destacam o apoio a um complexo de piscicultura e um programa de pavimentação de estradas vicinais para facilitar o escoamento da produção.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.