Assembleia da Paraíba debate na sexta uso medicinal da maconha

Famílias beneficiadas com a decisão da Justiça Federal favorável à produção da cannabis na Paraíba (Foto: Gustavo Moura/MPF)

A Assembleia Legislativa da Paraíba realizará na próxima sexta-feira (12), em João Pessoa, audiência pública para discutir a cannabis para fins medicinais. Será o primeiro debate do gênero em toda a história do parlamento estadual.

A audiência é resultado de articulação política da Liga Canábica Paraíba, com apoio da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace), entidade que semana passada foi autorizada pela Justiça Federal – com parecer favorável do Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB) – a cultivar e manipular a planta Cannabis.sp exclusivamente para fins medicinais.

Segundo Sheila Geriz, vice-presidente da Liga Canábica, a ideia da audiência na Assembleia “com o encaminhamento de proposta de um programa estadual de utilização de cannabis para fins medicinais”.

Parceria com UFPB

Ainda de acordo com Sheila, enquanto não se materializam a proposta e o programa sugerido pela Liga, a entidade defende junto à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que a instituição também produza a cannabis, fabrique óleos da planta e faça estudos clínicos com os pacientes que já utilizam o produto.

“Também no dia 22 de maio, a Liga Canábica vai realizar na UFPB um evento com o diretor do filme ‘Ilegal’, que conta a história das primeiras famílias que começaram a usar a cannabis. Será um seminário de um dia sobre cannabis para fins medicinais”, informa Sheila em matéria publicada na sexta-feira (5) no portal do MPF-PB.

Evento com médicos

Com relação à classe médica, a Liga está organizando um evento para o segundo semestre. “Será um evento direcionado aos profissionais da área de saúde. Vamos trazer alguns médicos de referência no estudo da cannabis para tentar aproximar os médicos dessa ciência nova e desmistificar um pouco a questão do preconceito, do medo da planta”, explicou Sheila.

Para que serve

A maconha transformada em medicamento, com uso medicinal do seu princípio ativo, o tetrahidrocanabinol (THC), é usada para aliviar dores e reações causadas por doenças ou tratamento de doenças que variam do câncer à falta de apetite.

O óleo produzido pela Abrace, já distribuído a partir de João Pessoa para todo o país, pode servir, por exemplo, a pacientes de Aids, de TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), esclerose múltipla e náusea decorrente da quimioterapia.

Já liberada como remédio em vários países e alguns estados dos Estados Unidos, a maconha medicinal também é empregada no tratamento ou enfrentamento da doença de Crohn, do glaucoma, epilepsia, insônia, enxaqueca, artrite, anorexia, síndrome de Tourette, mal de Alzheimer, distrofia muscular, fibromialgia, caquexia e esclerose lateral amiotrófica.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Assembleia da Paraíba debate na sexta uso medicinal da maconha

  1. Édri Alves de Almeida escreveu:

    Parabéns a Todos os envolvidos!!!!