“Sem um partido pra chamar de seu, Cartaxo pode ficar sem legenda para disputar governo”

Quem aposta na repetição desta cena em 2018? (Foto: Polêmica Paraíba)

“Luciano Cartaxo que se cuide. Não se admirem se um dia, em 2018, não lhe derem legenda pra ser candidato a governador”. Quem adverte é o amigo Gosto Ruim, como se estivesse querendo  botar gosto ruim no futuro da aliança – PSD-PSDB-PMDB – que poderia fazer o prefeito de João Pessoa se mudar do Alphaville para a Granja Santana.

Apesar da fama, Gosto Ruim diz ter muito apreço pela pessoa do alcaide da Filipéia. Pelo tom, senti firmeza. De qualquer modo, conselho ou sacanagem, o que ele disser pode ser útil. Afinal, atilado e qualificado espectador da cena paraibana, Gosto conhece como poucos as peças e as jogadas do xadrez político estadual. E, talvez pelo carinho com que se refere a Cartaxo, acredito que me franqueou, como se verá a seguir, o que chama de ‘alerta sincero’.

“Amigo, veja que Luciano Cartaxo não tem um partido pra chamar de seu. O PSD, ao qual está filiado, é de Rômulo Gouveia e, sendo de Rômulo Gouveia, é o mesmo que dizer que é dos Cunha Lima. E, se é dos Cunha Lima, o prefeito fica muito vulnerável, pois de repente Cássio pode também querer disputar o governo e aí E aí a gente já viu esse filme e sabe com quem Rômulo fica no final”, dissertou.

Imagino que tenha se referido a 2014, quando Rômulo, então vice-governador do Estado, abandonou a campanha do governador Ricardo Coutinho à reeleição e mudou-se de mala e cuia para a candidatura de Cássio. Na lógica de Gosto Ruim, na verdade o hoje deputado federal e futuro ex-gordinho apenas voltou pra casa.

“Não acredito que Cássio queira concorrer outra vez ao governo. O negócio dele é o Senado. Deve tentar a reeleição”, ponderei, mas sem muita convicção, possivelmente uma convicção abalada pela tese um tanto quanto capciosa de Gosto Ruim, que rebateu no ato meu argumento ou expectativa.

“Ah, amigo, se Cássio não for candidato, tenha a certeza de que a chapa deve ter no mínimo um Cunha Lima origem, de rocha, na vice. Um Pedro Cunha Lima, talvez. Caso contrário, Cássio chama Rominho e Aí, como diria João Costa, ‘morreu Maria Preá’. Mas o pior não é isso. O pior mesmo é segurar Maranhão, que tem parentes importantes em cargos na Prefeitura e, mesmo assim, anda dizendo por aí que vai para o tetra. Se não for jogo de cena, manha e artimanha para negociar lá na frente, o homem vai ser páreo duro”, vaticinou.

Essa foi a penúltima espetada da nossa conversa, ontem (4), pela manhã, no Senadinho do Cannelle. Porque a última de Gosto Ruim foi dizer que Luciano Cartaxo vai perder o sono e o sonho se não tomar cuidado, pois sabe que se deixar o cargo para disputar governo, sem fechar direitinho com Cássio e Maranhão, vão lhe acontecer “pelo menos quatro coisas ruins”: vai ficar sem prefeitura, sem o povo que “hoje anda com ele” e sem legenda.

“Peraí, e a quarta?”, perguntei, antes que ele fosse embora deixando o cafezinho na minha conta. “Ah, amigo, a quarta é a pior de todas: deixar a caneta na mão de Manoel Júnior”, respondeu.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.