Mutirão no HU vai reduzir fila por cirurgias pediátricas na Paraíba

Bloco cirúrgico do Hospital Universitário de JP (Foto: Ascom-HULW)

Cinquenta crianças paraibanas serão operadas neste sábado (6) no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, no XI Mutirão Nacional de Cirurgia Pediátrica.

Mesmo sendo procedimentos simples (hérnia e fimose), a espera desses pacientes já se prolongava por até seis meses. Com a ação, o HU reduz a fila pela metade e o tempo de espera de outras crianças passará a ser de 30 dias.

A cirurgiã pediátrica Ana Cláudia Penazzi, do HULW, informou que a fila das cirurgias pediátricas no hospital tem, aproximadamente, 100 crianças. O acúmulo é devido à carência de hospitais infantis especializados (na Capital, apenas o Arlinda Marques e o próprio hospital da UFPB realizam os procedimentos).

Ela apontou ainda como causas da fila a reforma do bloco pediátrico e também à última greve na Universidade Federal, que atrasaram os serviços no hospital.

“Será um dia de festa”

“As crianças sairão do bloco cirúrgico para uma sala de recuperação anestésica, serão alimentadas e irão para suas casas. O hospital oferecerá um lanche para os acompanhantes e contará com animadores. Mesmo sendo um dia de cirurgias, será também um dia de festa para todos. Conseguiremos colocar a rotina do hospital em dia e acabar com a espera dessas crianças”, afirmou Ana Cláudia.

Serão cinco salas de cirurgia, com seis cirurgiões pediátricos, atuando das 8h às 15h. No mutirão serão feitas apenas procedimentos ambulatoriais, que não precisam de internação dos pacientes. Mesmo assim, as crianças que esperam por cirurgias mais complexas serão beneficiadas, porque o tempo de espera para elas cairá de 180 dias para 30 dias.

Em nove Estados

O mutirão acontece simultaneamente em nove estados do País: Bahia, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. A ação é organizada pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, que escolhe uma data anual para realizar o mutirão e desafogar os hospitais pediátricos.

  • Andréa Batista
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.