Senadores reagem à decisão de Cássio de apressar apreciação da reforma trabalhista

Senadores pedem a palavra para questionar Cássio (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Causou polêmica e questionamentos tanto da base aliada do governo Temer como da oposição uma decisão tomada nesta terça-feira (2) pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) que pode apressar a apreciação e votação da reforma trabalhista na Casa.

Vice-presidente no exercício da presidência, por conta de enfermidade do presidente Eunício de Oliveira, Cássio decidiu encaminhar o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados apenas às comissões de Assuntos Econômicos e Assuntos Sociais e não à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante do Senado.

Cássio foi questionado, entre outros, pelos senadores Humberto Costa (PT-PE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Paulo Paim (PT-RS), Eduardo Braga (PMDB-AM) e Lídice da Mata (PSB-BA). Todos estranharam a decisão do presidente em exercício, porque é a CCJ que se manifesta sobre a legalidade e juridicidade das matérias que chegam ao Senado.

Lídice da Mata, por exemplo, alertou “para os riscos de judicialização da reforma trabalhista caso ela seja aprovada sem as devidas correções de rumo que poderiam ser feitas pela CCJ”, destaca nota da Agência Senado. “Ela destacou especialmente um ponto da proposta para demonstrar que ela possui vários questionamentos de natureza jurídica, que precisam ser respondidos pela comissão competente”, acrescenta.

Por sua vez, Eduardo Braga afirmou ser “inadmissível” aprovar o PLC 38/2017 no Senado sem o parecer da CCJ. Já o líder do PSD, Omar Aziz (AM), declarou que o seu partido é contra a versão atual da reforma trabalhista e também criticou a possibilidade de uma apreciação muito rápida do assunto no Senado. Ele defendeu a convocação de audiências públicas.

Randolfe Rodrigues, Gleisi Hoffmann e Paulo Paim apresentaram requerimentos para que o projeto tramite não só pela CCJ, mas também por outras comissões de mérito, como a de Direitos Humanos e a de Desenvolvimento Regional. “Esse projeto, por mais que o governo queira, não pode passar aqui a toque de caixa”, afirmou Randolfe.

Em resposta, Cássio sustentou que não há obrigatoriedade de o projeto ser submetido à análise da CCJ. De acordo com a Agência Brasil, ele espera que, passando pelas duas comissões definidas hoje, a matéria esteja pronta para ser votada em plenário dentro de 30 dias.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

8 Respostas para Senadores reagem à decisão de Cássio de apressar apreciação da reforma trabalhista

  1. Wendell escreveu:

    Esse politiqueiro nada de bom fez pra Paraíba, e agora tem uma oportunidade de se calar e votar contra a Lei Áurea , mais uma vez nada faz, 2018 fora CASSIOOOOOOOOOO.

  2. Jaqueline escreveu:

    Pessoal vamos acordar nenhum político se preocupa com a pobreza mas em si mesmo, e os únicos que vão sofrer somos nós mesmos com nossos direitos tirados seramos escravos novamente pela herarquia e agora sem carta de alforia o povo brasileiro já virou chacote no mundo inteiro vamos dizer não a esse canalhise chega de fazer o povo de besta….

  3. Marcos escreveu:

    Nunca vi um empresário poder homologar o trabalhador dentro dá empresa sem a presença de ninguém vamos voltar aos tempos dá pedra gente avanços acordar

  4. maria do Carmo Gomes Ferreira escreveu:

    Nenhum partido político merece a confiança dos eleitores brasileiros. O problema não é o PT, mas todos os políticos que deveriam ser levados à forca, na hora Guilhotina descer até o pescoço, o dinheiro do Brasil aparece. Nenhum merece meu voto.

  5. juliana escreveu:

    É só a lulaladra que quer gritar; a ptladra já perdeu toda moral perante o Brasil; e assim mesmo ainda tentar dá seus últimos suspiros! ADEUS PETISTAS CORRUPTOS…

    • Edineuza Nobre escreveu:

      Onde você Vivi? Já sei: Deve ser uma privilegiada com a corrupção, mas é contra a corrupção. Acorda, vai ler um livro. Pesquise e assim não despeja tantos dejetos sólidos pelos dedos.

  6. Aluisio P da Costa escreveu:

    O PT e seus aliados continuam querendo var o circo pegar fogo. Para eles será sempre o lema , quanto pior melhor . Fora traidores da patria

    • Edineuza Nobre escreveu:

      Quem é traidores dá Pátria, os que defendem os direitos do povo ou os que querem acabar com o povo? Bem se vê que você num é povo ou o seu ódio lhe deixa cego. #ForaCapitaoDoMato
      Os Paraibanos vão dar a resposta em 2018.