Datafolha confirma Ibope: Lula amplia liderança para 2018

Primeiro, o Ibope Inteligência mostrou na quinta-feira (27) que Lula tem, hoje, um potencial de voto de 47% dos eleitores brasileiros. Neste domingo (30), foi a vez do Datafolha confirmar que o ex-presidente ampliou sua liderança para 2018.

Segundo o Ibope, 30% dizem que votariam em Lula com certeza – o maior dentre todos os nomes pesquisados – e 17% declaram que poderiam votar nele para presidente em 2018. Mas essa pesquisa foi feita de 7 a 11 deste mês, ou seja, antes das das delações da Odebrecht que acusam o ex-presidente de corrupção.

Já a pesquisa do Datafolha, com 2.781 entrevistas em 172 municípios, foi feita na quarta (26) e na quinta (27) e apontaram que se as eleições presidenciais fossem hoje Lula teria 30% dos votos. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) aparece em segundo lugar, com 15% das intenções de voto, empatado com a ex-senadora Marina Silva (Rede).

Na avaliação do Datafolha, as delações da Odebrecht atingiram em cheio presidenciáveis tucanos (José Serra, Aécio Neves e Geraldo Alckmin), que caíram nas menções dos eleitores pesquisados. Os simpatizantes do PSDB agora veriam como nome mais competitivo do partido o do prefeito João Dória, de São Paulo.

Já para um eventual segundo turno nas eleições do próximo ano, nos cenários traçados pelo Datafolha, Lula perderia (embora empatado tecnicamente) para o juiz Sérgio Moro (sem partido) e Marina.

Links para ler matérias completas sobre as pesquisas

Ibope: Potencial de voto em Lula aumenta; rejeição a tucanos também

Folha de São Paulo: Lula amplia liderança para 2018 e Bolsonaro chega a 2º, diz Datafolha

Comente

Não publicamos ofensas pessoais. O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *