Designers fazem oficina em escola pública de JP no Dia Mundial do Design

(Imagem: Pense Avanti)

Alunos da Escola Municipal Professor Aníbal Moura, do bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, viveram ontem um dia bastante diferente daqueles a que estão acostumados. Pelo menos 20 deles participaram de uma oficina sobre o papel do designer, que nessa quinta-feira (27) comemorou o Dia Mundial do Design.

A ação, iniciativa do Neopop, estúdio de design e branding (gestão de marcas), envolveu estudantes de 7 a 11 anos e designers da agência de publicidade Sin Comunicação. Segundo texto de divulgação da Neopop, “a ação fez com que as crianças colocassem a mão na massa inventando seus próprios produtos e despertando o prazer e estímulo de produzir”.

Diretor de Neopop, Jones Siqueira informou que a ideia foi mostrar o quanto o design faz parte do dia a dia de todo mundo. “Muita gente nem sabe que a profissão existe ou o que exatamente um designer faz. Por isso, achamos importante revelar, para quem ainda é pequeno, como acontece o processo criativo e surgem os produtos”, explicou.

Ana Luísa, 8 anos, aluna do 3º ano, por exemplo, “ficou surpresa quando descobriu, por exemplo, que seu caderno e sua mochila haviam sido pensados por um profissional de designer”, complementa a nota da Neopop, destacando ainda o apoio dado à atividade pela professora de Educação Artística Maria Wildenir Costa.

A experiência, entende a professora, foi bastante válida por levar às crianças o conhecimento acerca da importância do design e a capacidade dos profissionais da área de criarem e transformarem qualquer coisa. “Eu trabalho desenho em sala de aula, mas os alunos não associavam isso à criação. Com essa ação eles puderam perceber que o design está na criação de tudo, da propaganda até a roupa que vestimos, e inclusive em nossas casas a partir do design de interiores”, comentou.

Ainda de acordo com Neopop, “o resultado da oficina foi o desenvolvimento de um livro de histórias de aventura, uma luminária inspirada em navios fantasmas, a criação de uma tipologia (tipo de fonte) e várias camisetas com estampas personalizadas”.

  • Com Assessoria de Imprensa do Neopop
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.