Veja os trechos mais quentes do bateu-levou entre cantor e jornalista de Campina

Alcymar Monteiro X Marcos Alfredo

O cantor cearense Alcymar Monteiro conseguiu mesmo incomodar o governo campinense com suas críticas à programação 2017 do Maior São João do Mundo, que o artista passou a chamar de “o maior breganejo do mundo” tão logo se viu fora das atrações contratadas para cantar no Parque do Povo.

Na quarta-feira (19), um dia após Alcymar postar um vídeo batendo duro no São João campinense deste ano, o jornalista Marcos Alfredo, coordenador municipal de Comunicação, veio a público lamentar as “críticas por conveniência” de quem só estaria condenando o novo formato do evento por não ter sido “contemplado com um contrato generoso”.

Dois dias depois, mesmo sem ser citado expressamente por Marcos Alfredo, Alcymar foi à tréplica, esquentando ainda mais uma polêmica que o blog resume a seguir através de um hipotético diálogo entre o cantor e o coordenador usando trechos do que os dois postaram em suas redes sociais sobre o assunto.

Marcos Alfredo – Como já era previsível, artistas que ficaram de fora da programação se manifestam nas redes sociais evidenciando queixas e mágoas, muitas vezes exagerando nas críticas com base em conceitos que só são válidos quando o interessado não é contemplado com um contrato generoso () Ninguém pode ter lugar cativo na programação do São João.

Alcymar Monteiro – Coordenador, o senhor, o prefeito e a empresa pernambucana Aliança partem de uma falsa premissa de que uma grade recheada de “atrações nacionais” invalida a presença de figuras históricas da música nordestina que, ao contrário do que o senhor disse, se não têm, com certeza deveriam ter cadeira cativa no seu São João.

Marcos Alfredo – Merece respeito o desabafo de artistas que se sentem alijados da programação, mas também se questiona: essas eventuais estrelas assumiriam o mesmo discurso crítico se tivessem sido contratadas para a grade de programação? Críticas por conveniência não enriquecem a biografia de ninguém; desmerecer colegas por terem conquistado algum espaço na programação de uma festa como o Maior São João do Mundo é digno de censura por revelar sentimentos que não condizem com a imagem que muitos tentam propagar.

• Alcymar Monteiro – O senhor ainda faz uma pergunta aberta, querendo saber se as críticas ocorreriam se os artistas que criticam estivessem na grade. Faço questão de vestir a carapuça e lhe dizer com toda franqueza: sim. Enquanto dirigentes públicos buscarem o aplauso momentâneo de grupos que se locupletam da cultura, que estão ali apenas pela força e poder do dinheiro, serei um crítico feroz. Fazer uma grade de São João por conveniência não engrandece currículo de político algum. Desmerecer artistas que deram e dão o sangue e a vida pela cultura nordestina é digno de vergonha. Não é digno de censura, pois censura é o esconderijo dos covardes.

• Marcos Alfredo – Enfim, parafraseando Geraldo Vandré, diria que “a vida não se resume a uma programação no Parque do Povo”. Nem o Maior São João do Mundo se limita a uma grade artística. Como já tive oportunidade de escrever, a festa só é o que é e ultrapassou as três décadas porque soube se reinventar, manteve o respeito ao povo e ao público e não está atrelado aos padrões dos que se sentem autorizados a estabelecer verdades.

• Alcymar Monteiro – Parafraseando Vandré também, queria dizer que “somos todos iguais, braços dados ou não”. Coordenador, sem nenhuma falsa modéstia e do alto dos meus mais de 35 anos de carreira artística lhe digo uma coisa: se Alcymar Monteiro, Santanna, Genival Lacerda (e seus 50 anos de carreira!) Jorge de Altinho, Zé Ramalho, Flávio Leandro, Petrúcio Amorim, Geraldo Azevedo e tantos outros ficaram de fora de Campina Grande, a perda é de vocês. Aliás, de vocês não, do povo de Campina Grande.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

29 Respostas para Veja os trechos mais quentes do bateu-levou entre cantor e jornalista de Campina

  1. RENATO ANTUNES GERMOGLIO escreveu:

    Palmas para Alcymar e aqueles artistas que esculpem com tamanho amor as músicas nordestinas. Realmente virou o maior “breganejo do mundo”, a grande maioria das letras de breganejo falam de “traição, cachaça e ostentação”, que sabemos, na verdade, que as festividades juninas não é composta apenas disso.

  2. Gerailton escreveu:

    Sou de Campina Grande, e acho que pra festa ficar mais bonita faltou alguns nomes desses ai: Asa Branca, Marco Brasil, Della Morena, Gleydson Rodrigues, Ivan Diniz, José Rodrigues, Pereira e Zé do Prato locutores de rodeio em vez de contratar Abilio Jose, Evilásio Junqueira, Kalilka, Servi Andrey entre outros ai sim o rodeio breganejo ficava completo. Seguuuuuuuuuuura peããããããããããao. Fala Serio acabaram com a tradição e a cultura nordestina.

  3. Roberto Moraes escreveu:

    Acho que neste momento deveríamos restar debatendo como fazer o corredor do forró entre Campina Grande e Caruaru e não, quem a quem se acusando.

  4. Adeilton Oliveira escreveu:

    Vejam só como Alcimar Monteiro e outras pessoas tem razão sobre o São João de Campina: “OLHA PRO CÉU MEU AMOR”: JAIRO MADRUGA PODE FICAR FORA DO SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE
    Depois de 34 anos, o São João 2017 de Campina Grande deste ano pode não ter a apresentação do cantor Jairo Madruga durante o tradicional show pirotécnico que marca a abertura do “Maior São João do Mundo”.

    A empresa Aliança Comunicação e Cultura Ltda, responsável pela organização do festejo junino deste ano, informou que a falta de recursos financeiros pode ser a causa da ausência do artista nesta edição.
    Segundo o presidente da empresa pernambucana, Luiz Otávio, a programação musical da festa foi submetida a uma avaliação da Prefeitura de Campina Grande e, por mais que se pense numa lista com cantores de vários gêneros musicais, a responsabilidade financeira, vinda da captação de patrocinadores, pode impedir a participação de alguns artistas.
    O empresário, contudo, não descartou um acerto com o cantor Jairo Madruga até o início do São João, no dia 2 de junho.
    “A gente procura a programação mais abrangente possível, mas nem sempre conseguimos colocar todo mundo na lista. Nós submetemos essa lista à prefeitura e ela faz as escolhas dela. Se o Jairo não está é porque ou não se chegou ao valor pedido por ele ou não conseguimos captação de recursos suficientes para incorporá-lo à festa. Isso não quer dizer que ele não vá participar, pois ainda estamos em abril e tem muito tempo até a festa”, explicou Luiz Otávio.
    UM SHOW ESPECIAL
    O cantor Jairo Madruga se mostrou bastante contrariado pelo fato de não ter o nome inserido na programação do Maior São João do Mundo, divulgada no dia 19.
    O artista avalia que sua ausência quebra a tradição da festa junina. “Participo da festa há 34 anos, um show muito especial. Minha empresária entrou em contato com eles, mas não houve acordo. O prefeito disse que ia dar um jeito, mas até agora estou fora da festa, isso é uma quebra na tradição do evento. O único lugar do mundo com show pirotécnico musical é em Campina Grande”, desabafou Jairo Madruga.
    O secretário de Planejamento Gestão da prefeitura de Campina Grande André Agra, disse que a grade de shows apresentada já é a definitiva, mas pode ter melhoras com anúncio de mais atrações. Sobre Jairo Madruga, ele explicou que, mesmo passando pela aprovação da prefeitura, as negociações são feitas diretamente com empresa e que falta de acordo pode está influenciando a não confirmação dele na programação.
    “A empresa é quem fica responsável por buscar o patrocínio e fazer um acordo de um valor a ser pago ao artista. Ele pode está ainda em negociação, por isso ainda não foi confirmado”, disse o secretário.
    (Por G1 PB)

  5. Levi Almeida escreveu:

    A Pergunta que não quer calar: O Cantor Alcymar Monteiro, da cidade de Aurora distrito de ingazeira. Que hoje numa bela mansão em Recife, vai dividir o Palco das atrações do São João de Caruaru 2017 com os Shows de Sertanejos que representa 10% grade de Show do Palco (principal) daquela praça de evento de Show para 120 mil pessoas nas noites juninas das duas festas, CAMPINA X CARUARU. Porque será que ele aponta a metralhadora só para O Maior São do Mundo de Campina?
    O cidadão Alcymar Monteiro dos Santos, segundo nada consta na sua Cidade que pouco ele fala que é distrito de ingazeira (Aurora). Só diz nos quatro cantos que se apresenta que é Pernambucano, Motivo pelo qual me chama atenção ate hoje ele não ter durante toda essa trajetória de sucesso não ter registrado na sua cidade natal a gravação de um único DVD ou CD seu ao vivo. O que passa na Cabeça do Interprete Alcymar Monteiro que já apostou ate nos boleros e Ciranda para fazer sucesso a exemplo de ter gravado a famosa e linda “ROSA VERMELHA” que é do seu irmão João Paulo Jr. que e uma ciranda, e que diferente dele tentou fazer carreira solo de cantor romântico mais parece que não deu certo. Como também gravou o lindo bolero “BESAMUCHO”. Porque que ele que os quatro ventos se dizem defensor da verdadeira musica de raiz (Forró autêntico)E o representante vivo do REI DO BAIÃO (GONZAGÃO). Junta outros tão importante Artistas Regional e Nordestino como ele é defensor da bandeira do Forró autêntico não cria uma ASSOCIAÇÃO ARTISTICA E CULTURAL DE EVENTO E VALORES GENUINAMENTE NORDESTINO. E passa a participa de licitação publica e privada ou comprar cotas de festa como O Maior São João do Mundo de Campina Grande e Melhor Forró do Brasil Caruaru e fazer valer na festa 100% dos Show com musica e Artistas Popular Nordestino em área com PALCO 360 Graus para publico 120 mil pessoas em qualquer evento Nacionais ou ate Internacionais. Bom isso pra mim seria um grande gesto de quem realmente esta preocupado com as nossas tradições culturais e eventos populares que são realizados sempre com o pires na mão. Que pra se chegar aos 34 anos de festa com esse ano comemora “O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO”. É preciso ter coragem e inovação dos seus realizadores. Tiro o chapéu para atual gestão PMCG/ALIANÇA, e todos aqueles que fizeram e esta fazendo ate hoje Campina Grande celebrar mais um que será O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO” Quanto ao querido Cantor Alcymar Monteiro, tenho vários discos, por que sou do tempo de discos, hoje CDS e DVD, por sinal um dos melhores CD e DVD de Forró é do Alcymar Monteiro. foi gravado na cidade de Macaíba RN O DVD “CULTURA BRASILEIRA” E o projeto gravado com as crianças pobres do Recife da comunidade (Coque) que é o Concerto para Gonzaga – Alcymar Monteiro e Orquestra Criança Cidadã (CD/DVD) Gravado em Recife.

    • Newton Mota escreveu:

      Não nos interessa o que faz Caruaru, mas registre-se que lá se preserva a cultura nordestina de raiz, em que pese as várias tentativas de se vilipendiar e aviltar a cultura, com esses enlatados “agraciados” agora em Campina. Lá o povo resistiu e tem resistido sempre, sim!
      Na minha Campina não, ao contrário, o poder público fomenta essa aberração cultural, O MAIOR BREGANEJO DO MUNDO, em plena festividade de São João.
      E haveremos de questionar: que inovação é essa que ceifa os artistas e fere de morte a nossa cultura ? que inovação é essa que alija os artistas da terra, construtores e fomentadores da nossa festa maior? que inovação é essa, nefasta, nojenta, abjeta e odiosa que tenta enganar o povo, roubando-lhe o direito sagrado de celebrar a sua cultura ? Que inovação é esta que retira dos nossos artistas a única oportunidade de se ganhar o pão ?
      Não haveremos de permitir e muito menos aceitar, a desqualificação afrontosa e desrespeitosa de um artista renomado como o ALCYMAR MONTEIRO. Quer queiram ou não, ele ajudou e muito, a construir a nossa festa maior ao lado de tantos outros valores, inclusive divulgando no Brasil inteiro.

  6. Socorro Fernandes escreveu:

    “Quem terceiriza sua cultura, assume a responsabilidade pelo enredo deturpado da história de seu povo!”
    (Poeta Pedro Fernandes)

  7. Dandan Araújo escreveu:

    Concordo com Alcymar! Festa de Forró, tem que ser de Forró, tem que ter Forró. Todos os estilos e gostos, mas só Forró.
    Se o público quer e pede Sertanejo, faça-se uma festa exclusiva para tal, mas não use o tradicional São João da cidade.
    Ninguém nega o talento musical de Carlinhos Brown, porém o mesmo foi vaiado em apresentação no Rock in Rio em 2001! Que tem a ver Rock com Axé????
    Não questiono o sucesso alcançado por estas bandas sertanejas, porém o apelo a elas no São João é questionável…

  8. juliana escreveu:

    seria bom que o prefeito Romero Rodrigues em 2018, deixasse uma cabine eletrônica com uma lista de todos os possíveis cantores ( forrozeiros e não forrozeiros ), para que a população de campina grande tivesse acesso a sua livre escolhas; só assim acabava esse mimimi; pq ninguem entende esse povo, se coloca só pé de serra no palco principal, vão logo dizer que a programação está uma merda, se coloca uma programação mixta, acontece esse lenga lenga; pra mim essa programação esta a melhor de todos os tempos, quem não gostar fica em casa chupando manga na fogueira!

  9. juliana escreveu:

    concordo com algumas falas do cantor Alcymar Monteiro com relação a cultura; mas venhamos que ele cobrou um cachê muito alto, ao ponto da aliança não ter condições da contratação; mesmo pq o prefeito Romero Rodrigues entregou uma lista de todos os possíveis contratados a aliança, e que esse ano o maior São João do mundo foi privatizado; não acho justo esse bate papo entre secretario de comunicação de campina grande e Alcymar; visto que isso só traz desarmonia para o maior são João do mundo; acho injusto o desmerecimento dos cantores que não são do forró, tão destratado pelo cantor Alcymar!

  10. tat luna escreveu:

    Sao joao virou rodeio….

  11. Jean Dantas escreveu:

    Realmente ,onde eles vivem ,os turistas passaram o ano vendo e escutando as músicas de alguns cantores sertanejos, e na época de são João, decidem vir a Campina Grande, resgatar a cultura que está em seu interior,lembranças de uma vida,lembranças de um passado do povo nordestino, e ao chegar em Campina quem canta, Bruno e Marrone, Luan Santana, Enrique é Juliano, etc. Enquanto isso, cantores da verdadeira cultura nordestina poderiam estar divulgando seu trabalho e mostrando o verdadeiro forro pé de serra. Agora me digam? Esses cantores que passaram a vida lutando para que todos nós escutasse sua canções , não poder mais cantar por falta de apoio. O quê eles irão fazer? Talvez mudar pra sertanejo.

  12. Adeilton Oliveira Chagas escreveu:

    Infelizmente nesse pais onde a toda hora chegam ao nosso conhecimento as falcatruas do mundo político. Aqui em Campina Grande não fica de fora desse tenebroso momento de tanta roubalheira; Fui um dos que vi o começo dessa linda festa, ali nas escadarias do Shopping de Campina onde hoje fica Museu da ciência, Camara de Vereadores e vindo para os Coqueiros de Biu Cuite, rsrs Parque do Povo, em nenhum momento esses grupos politicos vem e chama o povo, que afinal dizem que o parque é do povo. Será mesmo que é do povo? em nenhum momento dessa historia vieram e perguntaram algo ao povo, simplesmente fazem ao seu bel prazer suas mudanças que constantemente vem colocando cada vez mais o povo mais pobre longe dessa tradicional festa. Vem um insignificante funcionário nao se sabe de onde com merecimento nem consentimento, que se sabe aqui achamos nem ser de Campina e nem tao pouco com respeito aos nossos verdadeiro guardiões da boa musica nordestina, nosso autentico forro. Esse forro enlatado onde todos sabem que superfaturam seus caches para enriquecimento próprios e de figuras da politica que aqui nao se merecem nem ser citados. Temos que dar valor o que ligado as raizes do nordeste. Precisa vir um amigo nosso do estado vizinho que aqui sempre esteve nos prestigiando com seus shows. Fico envergonhado pelo fato de nossos musicos locais renomados ou nao darem os bracos a essa batalha e cantarmos e dancarmos o que realmente possamos chamar cultura popular do nordeste.
    Viva Luiz Gonzaga, Elba e Ze Ramalho, Genival Lacerda, Ze Calixto e aqui ficaria dias e dias enumerando companheiros artistas do autentico forro e da cultura.

  13. Francisco Essenine e Silva escreveu:

    O MPF e/ou MPPB precisa dá uma olhada nos contatos do Maior Breganejo da Paraíba para verificar se não há super faturamento​. Negócio com políticos no meio hoje em dia não merece confiança mesmo.

  14. Nildo escreveu:

    Queria saber se Alcymar tivesse sido contratado ele estaria conversando em redes sociais e os que estão criticando vão ficar em casa nos dias da festa…

  15. Santiago escreveu:

    Alcimar Monteiro está corretíssimo. Parde fazendo show em festa Junina? música Sertaneja? sinceramente, enterraram mesmo essa festa!!

  16. Emmanoel costa escreveu:

    Sao Joao tem que ter Biliu de Campina,Antônio Barros e Ceceu.,Pinto do Acordeon, Ge nível Lacerda,Eloisa Olinto, Sandra Bele, Elba Ramalho ISSO SIM

  17. Olha, acho que realmente no Maior São João do Mundo quem deve se apresentar são os artistas que têm tudo a ver com o Forró, com a identidade cultural nordestina, e não os sertanejos universitários que não é época para suas apresentações. Tudo tem a hora e o momento! Sabe-se que toda musicalidade é cultura, mas não é cultura genuína nordestina, Ok! É como muito bem se expressou alguém acima: “Veja se há contrato para Genival Lacerda (e seus 50 anos de carreira!), Madruga, Santanna, Jorge de Altinho, Zé Ramalho, Flávio Leandro, Petrúcio Amorim, Geraldo Azevedo, Janduhy da Feira, e etc, na grade cultural de Barretos? Não, não há. Basta que sejamos honestos e humildes para reconhecer quando demos um passo fora do compasso. É o que aconteceu em Campina Grande, com seus dirigentes e suas infelizes idéias para elaborarem tal grade de programação musical. Quem apóia é porque está dentro dos interesses ou tem parentela no caso. Eu falo porque não tenho nenhum parentesco nem com os cantores e nem com os políticos e seus assessores que ultimamente têm praticado muitas besteiras e decisões equivocadas, sem consultar ao povo realmente. Me desculpem, mas esta é a minha opinião e de muitos que têm se achegado a mim para comentários sobre o assunto. Abraços, EDILSON SOBRAL DE MORAIS – ADV.

  18. Gustavo Rodrigues escreveu:

    Concordo com Alcymar!!! a Festa é do Povo. e se Alcymar for a Campina na época do São João, irei onde ele estiver.

  19. Luiz Ribeiro escreveu:

    Vejo que Alcimar não evoluiu, hoje São João de Campina Grande é uma fabrica de produzir negócios para toda região, quem vive de passado é museu, a música é o momento, quem tá na mídia o povo quer ver, faz uma pesquisa popular e pergunta para o povão se eles querem ver o show deste artista nordestino? Campina é lucro, pois que vive de amor é coração, bola pra frente…

  20. Marcos. escreveu:

    Enterraram a festa de São João em Campina Grande.

  21. LEOPOLDO JOSÉ dos SANTOS escreveu:

    AFINAL, ALCYMAR é o “REI do FORRÓ” ou o “DONO da CULTURA JUNINA” do MAIOR SÃO JOÃO do MUNDO? Quem BOTA DEFEITO, quer “COMPRAR ou VENDER”, CACHÊ? E é OBRIGADO, todo ANO ter a mesma GRADE de ATRAÇÕES autodenominadas CULTURAIS? E os outros ARTISTAS “CULTURAIS” de CAMPINA-GRANDE e da PARAÍBA não CONTAM na GRADE? E só tem SHOWS ARTÍSTICOS no PARQUE do POVO ? E o SÍTIO SÃO JOÃO? O SPAZZIO & A VILA FORRÓ? E o RESPEITO ao gosto do PÚBLICO do MAIOR SÃO JOÃO do MUNDO? DESCULPA aí, CARO ALCYMAR … esse ANO não DEU, a GRANA tá POUCA! Quem sabe, FICA pro PRÓXIMO! O MAIOR SÃO JOÃO do MUNDO tem todo ANO & VOCÊ toca em todo CANTO, o ANO INTEIRO! Pra que tanta ZOADA? Isso não é FORRÓ, nem demonstração de CULTURA !!!

  22. Newton Mota escreveu:

    Concordo plenamente com o Alcymar Monteiro.
    Madruga, Santanna, Genival Lacerda (e seus 50 anos de carreira!) Jorge de Altinho, Zé Ramalho, Flávio Leandro, Petrúcio Amorim, Geraldo Azevedo e tantos outros ao serem defenestrados absurdamente, por quem tem o dever, a obrigação de zelar pela preservação da nossa cultura. Marcos Alfredo – que de nada entende quando o assunto é cultura, tergiversa. Como sempre fala abobrinhas ! A festa da nossa cultura é nossa, é do povo e não de governos, e quando governo se mete, veja só a mer… com fedor e tudo mais que o valha. Uma pena!

    • Newton Mota escreveu:

      Precisamos resgatar as quadrilhas genuinamente nordestinas. Precisamos resgatar as quadrilhas de bairros. Extirpar e combater tudo aquilo que não faz parte do legado cultural da nossa terra, como as absurdas quadrilhas apelidadas de “estilizadas” e o forró de plástico. Não são quadrilhas, mas apenas grupos de dança que se apresentam na época junina. Não têm nada a haver com a nossa identidade cultural.
      No São João dos horrores 2017 da elitizinha serrana, que a nossa gente, que o nosso povo aprenda a protestar, pois não poderemos permitir que aqueles que construiram a festa do povo e com o povo, sejam insultados e alijados, justamente por aqueles que têm o dever de preservar a nossa cultura. Não haveremos de permitir que o nosso dinheiro seja gasto com preferências pessoais, mais que pessoais, de governantes que apenas almejam satisfazer o ego pessoal e que pouco estão se lixando para o povo e sua identidade cultural. Tudo isso é uma vergonha ! Não haverá celebração da nossa cultura, mas apenas UM CIRCO !. Campina Grande não merece esse que será o maior engodo ” breganejo” do Mundo.
      E notem, todos os anos e com viés crescente, o êxodo de campinenses, pessoenses, etc., com destino ao sertão em busca do forró pé de serra é fato incontestável !

  23. Rony Santos escreveu:

    A festa de São João em Campina Grande reverencia a cultura nordestina, uma identidade musical nossa que se constitui como forró, diga-se forró pé de serra, canções que falam da terra, da seca, do namoro meloso, da fé e do mexe mexe, funga funga no arrastado do dois pra lá e dois pra cá da dama que acompanha o cavaleiro. A partir do momento que se abriu espaço para o ritmo que não tem identidade nenhuma com a nossa época, pontua-se um interesse milhardário com contratações de artistas que são comerciais e geram lucros e (lucro). Dizer que contratar Alcymar não se distancia muito de algumas pseudo-estrelas comerciais é dizer que somos idiotas. A questão não é o contrato, a questão é o respeito com a identidade cultural nossa, principalmente nessa época. Salvo engano, não lembro de Alcymar, Jorge de Altinho, Santana ou Genival Lacerda figurarem em eventos como a Festa de Barreiros. Lá há uma exclusão, e a prioridade são duplas sertanejas construidas por máquinas comerciais absurdamente. Esse secretário não tem a mínima noção do que seja identidade cultural, tem noção de cifras. Infelizmente a desconstrução da nossa cultura vai acontecendo paulatinamente. Por isso faz tempo que deixei de ir para o maior São João do Mundo porque não gosto de algumas atrações que são convidadas por não terem relação nenhuma com a Festa. Mas estamos no país do tirar vantagens, e esse é um espaço que essa engrenagem funciona muito bem. Mesmo assim, viva os grandes nomes do verdadeiro forró.

  24. Nessa briga de MPB, Alcymar, ganhou.

    • Malba escreveu:

      Estão esquecendo, quando Campina Grande levou o nome de Maior São João do Mundo, quando tudo começou, não existia essa turminha de sertanejo, graças a Alcymar, Elba, Dominguinhos, Sivuca, Marines, Flavio Jose…dentre outros que se tornou o que é hoje. Lamentável nossa cultura, nossas raízes indo pelo ralo….