UFPB mistura teatro e jornalismo para divulgar suas pesquisas

A TV UFPB exibe às 18h30 desta sexta-feira (21) e reprisa no sábado (22), no Jornal Universidade (JU), o segundo episódio do programa Ciência Aberta, que utiliza jornalismo e teatro para divulgar os projetos de pesquisa da instituição em diversas áreas do conhecimento.

Idealizado pelas jornalistas Madrilena Feitosa e Alice Carvalho e pela diretora de Artes Cênicas da UFPB, Cely Farias, em sua primeira temporada o Ciência Aberta terá 10 episódios, de sete minutos, cada, devendo permanecer no ar até o dia 16 de junho deste ano.

O elenco da série é formado pelo ator convidado David Muniz e os estudantes do curso de graduação em Teatro da UFPB Raquel Ferreira, Márcio Di Paula, Natan Pedoni e Sandro Régio. O programa tem ainda participação especial dos atores de Osvaldo Travassos, Kassandra Brandão e Ingrid Castro, dos quadros da Universidade.

As reportagens que serão exibidas, com passagens de teledramaturgia, foram produzidas por uma equipe de alunos dos cursos de Jornalismo e Radialismo da UFPB. O programa conta com uma repórter contratada, Graciele Barros, e tem a direção de Laena Antunes.

Aprovado pelo Mec

O projeto do Programa Ciência Aberta foi aprovado através do edital do Programa de Extensão Universitária (ProExt) 2014 do Ministério de Educação e é coordenado na UFPB pela Professora Doutora Joana Belarmino.

A equipe técnica do programa é formada pelos servidores Niu Batista, Diretor de Fotografia; Fabiano Diniz, Diretor de Iluminação; José Newton, Diretor de Som; Mônica Brandão, Produção; Joht Cavalcanti, Roteirista; Cely Farias, diretora de Teledramaturgia; Madrilena Feitosa, Diretora Geral.

Jornal Universidade

Sob direção da jornalista Maria Cristina Dias, o JU começou a ser veiculado no dia 10 março passado pela TV UFPB, em três blocos com a duração de 10 minutos, cada. Produção, reportagem e edição do JU são feitas por estagiários dos cursos de Radialismo, Jornalismo e Mídias Digitais, além de jornalistas, redatores e cinegrafistas da TV UFPB.

“Para nós é muito gratificante esse desafio de colocarmos esse telejornal como espaço da nossa TV, destinado ao exercício da profissão para os estudantes dos cursos de Comunicação”, afirmou o Superintendente de Comunicação Social da UFPB, Bob Wagner.

Emissora associada da TV Brasil, a TV UFPB é sintonizada na Grande João Pessoa no canal aberto 43 UHF ou no canal 22 da Net.

  • De Paulo César Cabral, da Agência de Notícias da UFPB
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.