Energisa recupera mais de R$ 10 milhões ‘matando’ gatos

(Foto: Ilustração/uipi.com.br)

A Energisa divulgou hoje (18) que o combate ao furto de energia elétrica (gatos) recuperou mais de R$ 10 milhões na Paraíba apenas no primeiro trimestre do ano. O dinheiro foi recuperado graças a um processo que a empresa chama de regularização da situação de unidades consumidoras.

“Desde o início do ano, a Energisa colocou entre suas prioridades o combate ao furto de energia no Estado, por meio da campanha ‘Você sabe o que é certo. Errado é fazer gato’. Somente neste primeiro trimestre de 2017, a concessionária conseguiu regularizar a situação de 3.794 unidades consumidoras, que geravam uma perda de energia de 20.205 megawatt-hora (MWh), número que poderia atender 49.522 residências”, detalha nota da Energisa distribuída à imprensa na manhã desta terça-feira.

De acordo com a mesma informação, no total foram recuperados exatamente R$ 10.645 milhões, quantia que ocasionaria prejuízo tanto para a empresa como para toda a sociedade pois, argumenta a Energisa, “todos os clientes acabam pagando por quem utiliza energia desviada”.

A identificação dos gatos e outros desvios deu-se através de 11.991 inspeções realizadas entre janeiro e março em toda a Paraíba. O gerente do Departamento de Medição e Combate a Perdas da Energisa, Fabrício Sampaio Medeiros, disse que a meta é reduzir “os R$ 78 milhões registrados ano passado por furto de energia, quando o índice estimado de perda somente em João Pessoa foi de 154.885 MWh, número que representou 3,18% da energia distribuída em toda cidade”.

A Energisa explica ainda que , além dos prejuízos citados, “os gatos geram impacto direto na arrecadação estadual de ICMS, tendo contribuído para que o valor fosse quase R$ 17,5 milhões inferior no ano passado e pouco mais de 2 milhões e 500 mil somente neste primeiro trimestre de 2017 – recurso que poderia ter sido investido em educação, saúde e segurança”.

“Outro dado alarmante é que se não existissem gatos a conta de energia elétrica seria cerca de 5% mais barata para os consumidores, já que pelo modelo de composição da tarifa definida pelo órgão regulador, a Aneel, todos pagam parte do prejuízo provocado pelos gatos”, observa Fabrício.

  • Com informações da Gerência de Comunicação e Marketing da Energisa
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