Palestras na UFPB iniciam hoje preparação para o 3º HackFest

Como preparação para o III HackFest contra a Corrupção, que será realizado de 9 a 11 de junho deste ano no Espaço Cultural, em João Pessoa, Ministério Público Estadual (MPPB) e Controladoria-Geral da União na Paraíba (CGU-PB) promovem hoje (17), na Capital do Estado e em Cabedelo, palestras para estudantes, profissionais e empresários da área de Tecnologia da Informação (TI).

As palestras em João Pessoa começam às 11h20 no Campus da UFPB em Mangabeira, com o Promotor de Justiça Octávio Paulo Neto e o superintendente da CGU no Estado Gabriel Aragão Wright falando sobre ‘Cidadania e Controle Social’. Em seguida, o Professor Nazareno Andrade, coordenador do Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), apresentará questões técnicas de interesse dos estudantes que participarão do HackFest.

À tarde, a partir das 17h15, os mesmos palestrantes abordarão os mesmos temas no auditório do Instituto de Educação da Paraíba (Iesp), em Cabedelo, dessa vez com a presença de representantes de empresas de TI. A mesma programação ainda será levada no dia 5 de maio próximo aos estudantes e professores do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) de João Pessoa.

O que é, como será

Também chamado de hack day ou codefest, o hackfest é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por longos períodos com o objetivo de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, podendo criar jogos, aplicativos e até equipamentos que possam ser utilizados pelo cidadão comum no combate à corrupção, explica material de divulgação distribuído ontem (16) pela Assessoria de Comunicação do MPPB.

O Hackfest contra a Corrupção deste ano deverá ter dimensão maior do que as duas edições anteriores, realizadas em 2016. Além da Maratona de Programação, haverá uma Maratona de Publicidade, mostra de cinema, Food Truck Park (“praça da alimentação sobre rodas”), exposição e concursos de desenho, teatro infantil e contação de histórias, entre outras atividades.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.