Rubens Nóbrega recebe dia 21 título de Cidadão Bananeirense

Por iniciativa do vereador Ramom Moreira, a Câmara Municipal de Bananeiras aprovou ano passado a concessão do título de Cidadão Bananeirense ao jornalista Rubens Nóbrega e fará a entrega solene da honraria na próxima sexta-feira (21), às 19h50.

Titular deste Blog, Rubens é natural de João Pessoa, onde nasceu em 26 de abril de 1957, mas passou a maior parte de sua infância e adolescência em Bananeiras. Nesta cidade, por 16 anos o seu pai, Vicente Nóbrega, foi professor do curso de Técnico em Agropecuária ministrado no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), da UFPB.

Bananeiras é inspiração ou tema de muitos artigos, contos e crônicas que Rubens Nóbrega escreve e vem publicando regularmente na imprensa paraibana. Invariavelmente, seus escritos divulgam e enaltecem as belezas e o potencial turístico da cidade, que também promove através de histórias de ficção ou baseadas em fatos reais protagonizados por personagens criados ou pessoas do lugar com as quais conviveu ou conheceu.

A produção literária do jornalista compõe boa parte do seu primeiro livro, ‘Histórias da Gente’, lançado em 2013, quando Rubens completou 40 anos de jornalismo. Ele já foi redator, repórter, colunista, secretário de redação ou editor dos principais jornais da Paraíba. De um deles, Correio da Paraíba, também foi ombudsman . E foi presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API) entre 1987 e 89.

Depois de iniciar a carreira em 1973 como revisor na gráfica (Iterplan) onde imprimiam o semanário O Momento, fundado pelo saudoso jornalista Jório Machado, trabalhou em O Norte em dois períodos, n’A União, no Correio da Paraíba (em três períodos), na versão diária do Momento, nas revistas semanais A Carta e A Semana e, nos últimos cinco anos, é colunista do Jornal da Paraíba.

Rubens Nóbrega é ainda comentarista da rádio CBN João Pessoa e também integrou o elenco do programa Rádio Verdade, da Arapuan FM de João Pessoa, entre 1999 e 2003.

Ramom Moreira

Autor da projeto de lei que dá a Rubens Nóbrega a cidadania honorária bananeirense, o vereador Ramom Moreira é natural de Bananeiras, onde nasceu em 4 de setembro de 1980. Formado em Administração pela UFPB e aluno do curso de Direito da UEPB, é também membro do Conselho Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento desde o ano 2000.

Ramom foi chefe do Departamento de Documentação da Secretaria do Controle da Despesa Pública do Governo do Estado da Paraíba (2002), presidente do IBPEM – Instituto Bananeirense de Previdência Municipal (2005) e secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura de Bananeiras de 2005 a 2012.

Eleito o vereador mais votado da história do município em 2013, com 1.159 votos, elegeu-se também Presidente da Câmara Municipal de Bananeiras para o biênio 2013/2014. Foi reeleito em 2016, com 1.104 votos, e é membro do projeto Líder RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

5 Respostas para Rubens Nóbrega recebe dia 21 título de Cidadão Bananeirense

  1. Aderson Machado de Oliveira escreveu:

    Gostaria de parabenizar Rubens Nóbrega por receber esse merecido título de Cidadão Honorário de Bananeiras. Sei que, de alma e coração, ele já o é. Tive o prazer de ter sido aluno do seu pai, o professor Vicente, à época professor de Mecânica, conforme foi comentado pelo colega Antônio Carlos. Infelizmente, na época em que estudei em Bananeiras não tive oportunidade de conhecer Rubens Nóbrega, no entanto, em João Pessoa, tive apenas um contato com ele, oportunidade em que comprei o seu primeiro livro, devidamente autografado pelo autor. Como moro e trabalho em Salgueiro/PE, há 39 anos, apenas interajo no programa Cotidiano e Política, que tem a participação brilhante do Rubens. Ao fim e ao cabo, gostaria de dizer que o mais novo cidadão bananeirense pelo menos tem um ponto em comum comigo: É vascaíno da melhor qualidade!
    Parabéns, amigo, pelo Título!

  2. Severino Oliveira (RAMINHO) escreveu:

    RUBINHO, CIDADÃO BANANEIRENSE
    Apresento minhas congratulações à Câmara Municipal de Bananeiras pela justíssima iniciativa de tornar oficialmente Rubens Nóbrega cidadão da nossa terra.
    Na verdade, Rubens saiu de Bananeiras mas Bananeiras nunca saiu dele. Em suas obras a nossa cidade está sempre presente. Até na capa do seu facebook.
    Farei o impossível para comparecer a solenidade de entrega do título. Gosto muito de Rubens e do seu pai o grande professor Vicente Nóbrega (que hoje deve estar meio chateado pela derrota do seu Botafogo).
    Quero particularmente parabenizar o vereador e amigo Ramon Ramom Moreira de Lima, autor da propositura. Este garoto é um excelente político, honrando as melhores tradições da nossa terra.

  3. O título de Cidadão Bananeirense que outorga o Vereador Ramon Moreira é por justiça o reconhecimento a uma personalidade muito influente no meio jornalístico paraibano. Homem probo, de uma sapiência fora do comum e que nós bananeirenses nos sentimos orgulhosos pela outorga a este dileto amigo. Parabéns ao Vereador pelo Projeto de Lei que fez lembranças em boa hora e ao agraciado Rubens Nóbrega pela homenagem que irá receber.

  4. Antônio Carlos Ferreira de Melo escreveu:

    Rubens Nóbrega, um dos orgulhos de Bananeiras,tenho a honra de ser amigo do menino de professor Vicente, como costumo dizer. Seu grandioso pai foi com maestria,meu professor de mecânica agrícola no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros em Bananeiras, na saudosa época onde existiam professores que queriam ensinar e alunos queriam aprender. Rubinho e professor Vicente são meus ídolos, forte abraço aos dois

  5. Maria Lúcia Lucena Cavalcante escreveu:

    Homenagem merecida Rubens, estou feliz por você que passa a ser um Bananeirense registrado, porque de coração sempre foi da nossa terrinha. Parabéns!!