Homenagem a Chiquito abre temporada de concertos do Sesc

Maestro Chiquito (Foto: SescPB)

O Projeto Sesc Partituras abriu às 20h da noite deste sábado (9) a sua temporada de concertos homenageando o Maestro Chiquito na Sala Radegundes Feitosa, no Campus da UFPB em João Pessoa, onde grupos e orquestra executaram músicas compostas ou arranjadas pelo próprio homenageado.

Primeiro a se apresentar, o Trio de Contrabaixos (formado por Ingrid Simplício, André Barros e Lucas Henrique) tocou o frevo ‘Menções’, de autoria de Chiquito. A peça foi composta a pedido do grupo para apresentá-la na defesa de um trabalho de conclusão do Bacharelado de Música da UFPB.

Na sequência, show do Sexteto Tabajara, tocando o dobrado ‘Prefeito Antônio Ivo’, o maxixe ‘Incaicado’, o choro ‘K-Choro’ e o frevo ‘Ra-Radega’, este último em homenagem ao saudoso trombonista Radegundes Feitosa. Formam o sexteto os trompetistas Emanoel Barros e Estêvão Gomes, Lucas Ângelo (trompa), Marlon Barros (trombone), Gilvan Pereira (tuba) e Marcelo Lucena (bateria).

O concerto foi encerrado pela Orquestra Sedec, da Prefeitura de João Pessoa, sob a regência de Chiquito, apresentando ‘Inventiva nº 3’, ‘Tetê’ (valsa), ‘Viagem de Matuto’ (suíte) e ‘Currulepe’ (frevo).

A Orquestra Sedec é formada pelos saxofonistas Adailton Filho, Jackson Santos, Adriano Lisboa, Ítalo Rodrigues e Marcos Lima. Nos trompetes, Eudes Nascimento, Natal, Saymmon, Jesiel, Alex e Rômulo Albuquerque. Trombones: Cássio Vieira, Adilson Santos, Robson Franklin, Nelson Lima. Na guitarra, Rafael Fernandes; teclado, Jean Fidelis; contrabaixo, Cezar Gois; bateria, André Nascimento. Percussão: Pablo Ramires, Vavá Castro e Beto Andrade.

Maestro Chiquito

Francisco Fernandes Filho, o Maestro Chiquito, é natural de Santa Luzia, cidade-referência do Vale do Sabugi do Seridó paraibano. Iniciou sua formação musical na cidade natal, de onde migrou para João Pessoa para se graduar Bacharel em Música pela UFPB nos anos 80. Após 37 anos de carreira, é hoje um dos mais aclamados regentes e arranjadores do Brasil.

Chiquito fundou e participou de diversos grupos e orquestras na Capital do Estado, entre as quais a Metalúrgica Filipéia, em 1984, e a Big Band da Escola de Música Toque de Vida (Emtoque), no primeiro decênio deste século. Multi-instrumentista, mais dedicado ao trompete e a percussão, integrou a Banda Municipal 5 de Agosto e atualmente faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

O Sesc Partituras

Patrocinado pela Federação do Comércio da Paraíba (Fecomércio PB) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Projeto Concertos Sesc Partituras (“biblioteca virtual de música composta por um acervo de partituras digitais”) conta com apoio da Universidade Federal da Paraíba, através do Lamusi – Laboratório de Música Aplicada.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.