Após denúncia de contaminação, MP determina vistoria em todas as clínicas da Capital

(Foto: Ilustração/MD Saúde)

A Promotoria de Defesa dos Direitos da Saúde de João Pessoa determinou que as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica da Capital acessem os prontuários de pacientes de todas as clínicas nefrológicas, além do Hospital São Vicente de Paulo, e encaminhem para a promotoria o resultado das inspeções.

A determinação ocorreu durante audiência, realizada na última sexta-feira (31), para tratar de denúncias recebidas pela Promotoria de contaminação do vírus da Hepatite C (HCV) em pacientes que fazem tratamento de diálise, em clínicas que oferecem tratamento de hemodiálise na Capital.

A promotora Maria das Graças Azevedo também encarregou o Chefe de Fiscalização do Coren-PB, José Gláuber Nogueira de Galiza, de realizar fiscalização em todas as clínicas conveniadas com o SUS que realizam o tratamento de hemodiálise.

A audiência teve a participação de representantes da Renais-PB (Associação dos Pacientes e Transplantados Renais da Paraíba), de clínicas nefrológicas da Capital e Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica do Município de João Pessoa, dos Conselhos Regionais de Medicina (CRM-PB) e de Enfermagem (Coren) e da Central Estadual de Transplantes.

O representante da Renais disse que as clínicas não conseguem comprovar se os pacientes foram contaminados antes ou depois do início dos tratamentos. Já os representantes das clínicas que estiveram presentes na audiência alegaram que são realizados todos os exames necessários antes de os pacientes começarem as sessões.

Segundo o representante da Vigilância Sanitária municipal, foram realizadas inspeções nas clínicas de hemodiálise, mas nenhuma irregularidade grave foi encontrada. Ele pediu prorrogação de prazo para apresentação dos dados ao Ministério Público, pois será necessário reunir mais informações para complementar a documentação, a exemplo dos prontuários médicos.

  • da Assessoria de Comunicação do MPPB
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.