Eixo Leste já bombeia volume máximo de água e joga 9 m3 por segundo no Rio Paraíba

Água da Transposição chegando ao Rio da Paraíba em Monteiro (Foto: G1)

O Ministério da Integração divulgou na manhã desta quinta-feira (6) que o Eixo Leste do Projeto São Francisco atingiu sua capacidade plena e começou a fornecer 9 metros cúbicos por segundo para o Rio Paraíba levar a água do Rio São Francisco até o açude de Boqueirão.

“A última estação de bombeamento (EBV-6) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Sertânia (PE), está funcionando com os dois conjuntos de motobomba da estrutura. Com isso, o empreendimento começou a fornecer, no último fim de semana (1 e 2/4) o volume máximo de água para o leito do rio Paraíba, em Monteiro (PB)”, informa o MI.

Acrescenta que o objetivo é garantir que o Velho Chico chegue mais rápido ao reservatório Boqueirão e assim atender a aproximadamente 716 mil pessoas em 18 cidades na Grande Campina. “Em audiência pública no Senado ontem, quarta-feira (5), o ministro Helder Barbalho confirmou que em abril a água chega à região metropolitana da segunda maior cidade da Paraíba”, destaca nota da Assessoria de Comunicação do Ministério.

“Com a operação simultânea das duas bombas, o Projeto São Francisco está fornecendo à Paraíba capacidade máxima de 9 metros cúbicos por segundo. Até a última semana, com um dos equipamentos em fase de testes, a sexta elevatória (EBV-6) estava operando com uma motobomba e fornecendo vazão de 4,5 metros cúbicos”, detalha.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.