Desperdício de água tratada na Paraíba é uma vergonha, mas governo faz festa e propaganda

Ao anunciar ontem (4) que não vai privatizar a Cagepa, o governador Ricardo Coutinho e seu aparelho de propaganda aproveitaram para dourar ao máximo a pílula da companhia, vendendo-a ao distinto público como uma das mais eficientes do Nordeste, administrativa e operacionalmente falando.

Segundo material impresso distribuído à claque e à imprensa que acompanhou ao vivo e em cores vivas a entrevista do governante, o índice de perdas de água tratada distribuída pela Cagepa caiu de 44,70% entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011 para 38,38% entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016.

As informações são de responsabilidade da Secretaria de Comunicação Institucional do Governo do Estado. Devem ser consideradas válidas e verdadeiras, portanto, mas não deveriam servir como parâmetro de eficiência e qualidade de serviços prestados por uma empresa de saneamento como a Cagepa.

Pra começar, é preciso observar que os 38,38% como ‘índice de perdas na distribuição’ representam mais de um terço de desperdício da água tratada produzida pela empresa. É muito, lamentável e sob avaliação mais rigorosa, uma vergonha. Porque, pra terminar, esse índice é superior, inclusive, aos já vergonhosos 37% da média nacional de desperdício.

Além disso, o índice cagepiano é mais do que o dobro da média (15%) de desperdício aceitável por especialistas no assunto, que atribuem o prejuízo aos vazamentos, defeitos nas redes, fraudes e ligações clandestinas que empresas como a Cagepa não conseguem impedir, consertar, evitar ou, simplesmente, descobrir.

Como se pode ver na imagem reproduzida acima, o governo tem outros índices para comemorar, merecidamente. Como o aumento da população urbana abastecida com água tratada pela Cagepa e também o crescimento no número de habitantes atendidos pela rede de esgoto. Mas festejar e propagandear um desperdício daquele tamanho é, no mínimo, um desperdício.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Desperdício de água tratada na Paraíba é uma vergonha, mas governo faz festa e propaganda

  1. Newton Mota escreveu:

    Rubão, a CAGEPA é um dos maiores cabides de emprego do Nordeste. E é justamente aí, onde reside o maior interesse do Governo Estadual. Mantê-la viva para que os votos sejam captados com a água. A situação da empresa é tão triste, que se estivesse razoavelmente boa das pernas, não teria como ser privatizada. Não haveria interesse, a não ser a preço de banana; e é aqui onde a coruja piou e o Reicardo tangenciou. Some-se que o índice de perdas na distribuição é muiiiiiiiiiiiiiiito maior, pois os sistema de distribuição data de quando !?, e nunca foi modernizado(a encanação ainda é de ferro). A transposição nos mostra, quão improvisados são os pseudos projetos publicizados. Os dados trazidos pelo governo são fantasiosos. Não dá prá acreditar no número de habitantes(P/urbana) beneficiada com água tratada e muito menos no número de pessoas atendidas pela rede de esgoto. Então, se são verdadeiros, por que o Governo não divulga por região/cidades os percentuais que entende realizados ??? Divulga não !
    A Indústria da emergência já começou a funcionar. São 196 municípios a serem preparados para captação de votos(água? não!), e haja caminhão pipa, em vez dos poços artesianos e a dinheirama então…!