Avião que matou dois em Sorocaba pode ter sido arrematado em leilão na Paraíba

(Foto: Júlio Leite de Oliveira/Arquivo pessoal, publicada no G1Sorocaba)

Um avião caiu na tarde de ontem (31 de março) na zona norte de Sorocaba (SP) e matou um casal – Milton José Cardille, de 56 anos, e Jumara Nogueira Vieira, 32. A aeronave, um bimotor turbohélice de 1981, prefixo PP-EPB, pode ser o Cheyenne III, modelo PA42 do fabricante Piper Aircraft, que o Governo da Paraíba vendeu em um leilão realizado em novembro de 2013.

O avião saiu de Manaus e seguia para Barra do Garças (MT). Por volta das 14h50, caiu no bairro Jardim Novo Horizonte da cidade do interior paulista, matando as duas pessoas no local. O acidente ocorreu em uma zona de vegetação, onde vídeo gravado por um morador mostra pessoas invadindo a aeronave e saindo com sacolas na mão.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a documentação da aeronave estava regularizada. Já a Prefeitura de Sorocaba revelou que o avião estaria vindo de Manaus para fazer manutenção na cidade. “Os dois tripulantes (um homem e uma mulher) vieram a óbito. A aeronave de pequeno porte tinha capacidade para dez pessoas”, acrescentou.

“O avião caiu distante dois metros de residências e não fez outras vítimas, por ser área aberta. Não teve princípio de incêndio e uma das hipóteses pode ter sido falta de combustível”, completou a Prefeitura.

Leilões

Segundo matéria publicada pelo Jornal da Paraíba em 16 de novembro de 2013, o Governo do Estado realizaria no dia 28 daquele mês dois leilões. Um no hangar do Aeroporto Castro Pinto para vender o Cheyenne por R$ 510,9 mil e outro no Aeroclube de Campina Grande para vender um Sêneca III por R$ 136,8 mil.

O Cheyenne foi importado dos Estados Unidos em 1992, pelo então governador Ronaldo Cunha Lima, por U$ 1.050.000,00 e incorporado ao patrimônio do Estado sob o prefixo PP-EPB. De acordo com Anac, atualmente pertencia a uma empresa que explora a pesca esportiva no Amazonas e em Roraima.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.