Camalaú começa a passar água da Transposição para o Rio Paraíba

O vídeo disponível a seguir, divulgado hoje (30) nas redes sociais pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), mostra o exato momento em que foi aberto o canal lateral do açude Camalaú, no município do mesmo nome, para levar a água que vem do Rio São Francisco, via Eixo Leste da Transposição, para o leito do Rio Paraíba.

O Ministério da Integração Nacional anunciou ontem (29) que aumentaria de 2 para 4,5 mil metros cúbicos por segundo a vazão proporcionada pela Estação de Bombeamento 5 (EBV), com a recuperação de equipamento doado pelo Governo de São Paulo.

Hoje, o MI confirmou a chegada de maquinário da EBV 6 que fora enviado para conserto nos Estados Unidos. Com as duas estações de bombeamento funcionando a plena carga, a expectativa é de que a vazão chegue a 9 mil metros cúbicos por segundo nos primeiros dias de abril.

Segundo a Aesa – Agência Executiva das Águas da Paraíba – a água da Transposição deve chegar no próximo dia 22 ao açude de Boqueirão, que abastece Campina Grande e mais 18 municípios que se encontram em situação de semi-colapso hídrico.

No início da semana, a previsão da Aesa era de chegada da água a Boqueirão no próximo dia 15.

3 Comente Camalaú começa a passar água da Transposição para o Rio Paraíba

  1. Antonio Carlos Ferreira de Melo Disse:

    Se o Dr. Sarmento não tivesse apresentado seu relatório sobre a real situação da chegada da água ao estado, não teriam despertado para a gravidade do caso e com certeza não teriam providenciado o conserto do equipamento. Quem não fala Deus não escuta.

    • Newton Mota Disse:

      E fico a pensar, quanto a politicagem, a politica miúda, mesquinha e escrota prejudica o nosso povo e a nossa população. Porque um profissional do quilate, do elevadíssimo grau de conhecimento, de elevadíssima qualificação profissional como o professor Sarmento não é o timoneiro da AESA. Por que um cargo tão importante como esse está sendo ocupado por um político, aprendiz de tudo. Enquanto o povo não acordar, estaremos sofrendo e condenado a esse atraso que não, não acabará nunnnnnnnnnnnnnnnnnnnca.

  2. Joaquim Lemos Disse:

    Rubens, na verdade a água ainda não é do canal latera, pois esse ainda não está pronto. A Aesa abriu ns verdade foi um tubo de 500mm que exista por baixo da barragem. Por isso a vazão é bem pequena. Não passa de 300 litros por segundo. Vi na TV Cabo Branco que o canal lateral termina na semana que vem.

Comente

Não publicamos ofensas pessoais. O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *