Moradores revoltados podem bloquear água da Transposição em Monteiro

Prefeita Ana Lorena, de Monteiro (Foto: Portal TV Cariri)

Falando na tarde de ontem (23) à rádio CBN João Pessoa, a prefeita Ana Lorena, de Monteiro, disse que o açude Poções, do município, já tem água suficiente do Rio São Francisco para normalizar o abastecimento da população local, mas a Cagepa nada faz nem explica porque não faz, causando revolta entre os moradores da cidade.

Ana Lorena ligou para o programa CBN Cotidiano para se posicionar diante da manifestação de um cidadão residente no Cariri sobre o fato de Monteiro ter se transformado no último dia 10 na primeira cidade da Paraíba a receber – e não poder tratar nem usar – a água da Transposição, principalmente para acabar o racionamento que afeta consumidores locais da Cagepa desde janeiro.

Segundo o leitor que se manifestou sobre o assunto, a água da Transposição chega e passa por Monteiro e Camalaú, sem ser tratada e distribuída pela Cagepa no Cariri, porque a prioridade do Governo do Estado e do Dnocs seria abastecer o açude de Boqueirão, que fica a 150 km, para atender primeiro aos moradores de Campina Grande e região.

Com isso, na opinião da pessoa que escreveu ao Blog, para Governo do Estado e Dnocs campinenses e vizinhos seriam ‘cidadãos de primeira classe’ e monteirenses e camalauenses, de segunda. Talvez pelo fato de o Compartimento da Borborema número bem maior de eleitores do que o Cariri, deduz o autor da mensagem que provocou polêmica e a intervenção da prefeita Ana Lorena.

Revolta e ameaça de bloqueio

No contato com a CBN, a prefeita – também conhecida como Lorena de Doutor Chico – confirmou as informações dadas pela fonte do blog de que a água da Transposição começa a encher Poções e Camalaú e logo escoa por canais laterais para seguir pelo Rio Paraíba até Boqueirão. Cientes disso, moradores de Monteiro estariam se mobilizando para fechar esses canais e também a barragem São José, que antecede os dois açudes.

A informação sobre o possível bloqueio da água transposta a prefeita Ana Lorena transmitiu originalmente anteontem, em entrevista ao portal TV Cariri, durante a qual revelou também a disposição de municipalizar os serviços de abastecimentos prestados pela Cagepa. Ela já teria acionado sua assessoria jurídica para estudar a possibilidade de se livrar da companhia estadual de água e esgotos.

“O governador Ricardo Coutinho esteve nos últimos dias, por duas vezes fazendo pose ao lado do presidente Michel Temer e dos ex-presidentes Lula e Dilma, querendo assumir a paternidade das obras da transposição, mas, não têm a capacidade de solucionar o problema da falta de água em Monteiro. Antes era o açude Poções que estava seco e agora que as águas já passaram para Campina Grande e o manancial já tem água suficiente para abastecer Monteiro, o que falta?”, questionou a prefeita na entrevista à TV Cariri.

Na ocasião, ela disse também entender a revolta da população em até querer fechar as comportas da barragem São José. “É lamentável você ver a água passar e não poder usar porque a empresa responsável pelo abastecimento não consegue levar água para as torneiras das residências e, além disso, não presta quaisquer esclarecimentos à população”, declarou.

  • Clique aqui para ler a explicação que a Cagepa forneceu ao Blog sobre a falta de água nas torneiras da população de Monteiro que, segundo a companhia, terá seu abastecimento normalizado no próximo mês.
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

4 Respostas para Moradores revoltados podem bloquear água da Transposição em Monteiro

  1. Robério Cardoso escreveu:

    É isso mesmo. Tem que barrar essa águas. O povo do Cariri não de segunda classe não!!!

  2. Jose escreveu:

    NÃO RESTA DÚVIDA, A PARAIBA VEM SENDO ENGANADA POIS, NUNCA ESTEVE PREPARADA PARA RECEBER AS ÁGUAS DO VELHO CHICO, TUDO BLEFE.
    O QUE SE VIU EM DOSE DUPLA FOI O GOVERNADOR CAMALEÃO FAZER POLITICAGEM EM DOIS PALANQUES, TEMER QUE NUNCA ENGOLIU, E COM LULA-DILMA QUERENDO FAZER MÉDIA, SEGUNDO AFIRMAM, COM DINHEIRO DO ESTADO.
    AGORA QUE ESTÃO DESAFOGANDO O AÇUDE BOQUEIRÃO, E O RIO PARAIBA QUE NÃO TEVE A MATA CILIAR RECUPERADA, E OS BARRANCOS SEREM REMOVIDOS, ALÉM DE ESGOTOS SANITÁRIOS POLUINDO O RIO, ATÉ COM COLIFORMES FECAIS.

  3. Newton Mota escreveu:

    A Prefeita bonitona, deveria sair do salto, juntar-se ao seu povo e lutar para sanear a cidade e dotá-la de um sistema moderno de tratamento d’agua e de tratamento do esgotamento sanitário, num projeto piloto e moderno. Chega a ser risível vê-la posar de modelo, buscando culpados. Não temos notícia nenhuma acerca dos seus projetos(não existem!), quando é cediço que a gestora pública municipal sabia havia anos, que a água estava a caminho. E agora Prefeita?!! Por favor, respeito ao seu povo, e não vai armar palanque, vai!?