Prefeitura capacita guardas para Ronda Maria da Penha em JP

Ronda Maria da Penha em ação em Manaus (Foto: Ilustração/Portal do Holanda)

João Pessoa deverá contar ainda este ano com uma Ronda Maria da Penha, destinada a garantir o cumprimento de medidas protetivas concedidas pela Justiça a mulheres vítimas de violência doméstica. A Prefeitura da Capital já está capacitando guardas municipais para efetivar o novo serviço.

A informação sobre a Ronda Maria da Penha foi dada ontem (15) à Rádio CBN João Pessoa por Themis Gondim (foto), coordenadora do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra.

O Centro é mantido pela PMJP na Rua Afonso Campos, 111, Centro da cidade. Funciona desde 14 de setembro de 2007. Quem precisa e procura por atendimento deve ligar para o 0800 283 3883 ou 3221.4273.

Themis coordena uma equipe multiprofissional de psicólogas, assistentes sociais, advogadas, arte-educadoras e terapeuta holística. São 12 profissionais que orientam e encaminham as vítimas a instituições públicas que podem ser acionados para socorrer mulheres em situação de violência, a exemplo da Delegacia da Mulher e Defensoria Pública.

O Centro também faz acompanhamento jurídico dos processos encaminhados à Justiça sobre casos de violência contra mulher. As ações são ajuizadas, em sua maioria, pela Defensoria Pública do Estado.

Com a Ronda Maria da Penha, as mulheres beneficiadas com medidas protetivas contra companheiros violentos poderão pedir ajuda, em caso de ameaças, diretamente à Guarda Municipal. O serviço será prestado prioritariamente por guardas femininas.

A Ronda Maria da Penha é experiência de sucesso em Salvador (BA) e Manaus (AM) há mais de dois anos. Em João Pessoa, deverá ter apoio da Polícia Militar, da Delegacia da Mulher, do Tribunal de Justiça da Paraíba, da Defensoria e do Ministério Público.

Atualmente, o Centro Ednalva Bezerra atende 230 mulheres e acompanha 80 processos. E, ao contrário do que muitos supõem, boa parte das vítimas é formada por mulheres que não dependem financeiramente dos maridos. Algumas são funcionárias públicas, revelou Themis.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.