Importação de etanol dos Estados Unidos ameaça 44 mil empregos na Paraíba

Reunião da bancada nordestina com o ministro da Agricultura em Brasília (Foto: Ascom/BM)

Coordenador da bancada federal da Paraíba no Congresso, o deputado Benjamin Maranhão (SD) alertou ontem (15) que a disposição do Governo Federal de zerar a alíquota de importação do etanol de milho dos Estados Unidos ameaça 44 mil empregos no setor sucroalcooleiro na Paraíba.

Benjamin revelou que ele e outros parlamentares nordestinos reuniram-se ontem em Brasília com o ministro Blairo Maggi, da Agricultura, e nesse encontro confirmaram a intenção do governo de encaminhar à Câmara de Comércio Exterior (Camex) proposta de isenção total de impostos para a importação do etanol produzido nos Estados Unidos.

Diante da informação do ministro, a bancada nordestina decidiu solicitar uma audiência urgente a Michel Temer para abordar o assunto e cobrar providências. “A decisão foi tomada durante audiência do ministro Maggi com representantes de 13 estados do Nordeste, Centro-Oeste e do Sul, no fim da tarde desta quarta-feira (15)”, diz nota da Assessoria de Imprensa do deputado.

Benjamin está convencido de que a importação de etanol de milho dos Estados com alíquota zero desequilibra o setor sucroalcooleiro paraibano e ameaça milhares de postos de trabalho num momento em que o desemprego não para de aumentar no Brasil.

O deputado entende que a medida do governo tem, entre seus objetivos, beneficiar consumidores com redução de preços do etanol, mas lembra que já foram importados mais de 6 milhões de litros do combustível de janeiro até este mês e o preço não baixou um centavo nas bombas. “Significa dizer que está gerando apenas especulação financeira e desemprego”, comentou.

O setor sucroalcooleiro responde pela principal matriz energética da Paraíba, com faturamento em torno de R$ 1 bilhão por ano e geração de 44 mil empregos diretos e indiretos em 26 municípios paraibanos, segundo dados do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool).

“Estudo feito pelo movimento #AquiTemAgro aponta que as 371 unidades produtivas em atividade no Brasil e que o setor gera 900 mil empregos diretos e congrega 70 mil produtores rurais independentes, dos quais quase 30 mil estão no Nordeste”, acrescenta a Assessoria do deputado.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.