João Pessoa terá atendimento médico gratuito para deficientes auditivos

(Foto: Ilustração/Ascom-Cochlear)

Pacientes de toda a Paraíba com problemas auditivos receberão atendimento gratuito dia 31 deste mês durante ação denominada ‘Quero escutar’, em João Pessoa. O evento será realizado no Auditório Antônio Paulino da Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad), do Governo do Estado.

As pessoas que comparecerem serão submetidas a uma triagem para identificar os diferentes tipos de problemas auditivos e, em seguida, encaminhadas a uma estrutura em forma de ambulatório onde atuará uma equipe multiprofissional formada por médicos otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos.

“O evento também contará com as presenças de palestrantes renomados, a exemplo de Facundo Borlando, gerente de produto da Cochlear América Latina, e as fonoaudiólogas da Politec Saúde São Paulo e Paraíba, Agatha Joner e Rogéria Dias”, informa Joelma Medeiros, da Assessoria de Imprensa das empresas patrocinadoras do ‘Quero escutar’.

Siumara Bergmann, organizadora do evento, informou que o atendimento será aberto aos usuários do Sistema Único de Saúde (Sus) e também pacientes conveniados a planos de saúde.

Presidente da Funad, Simone Jordão lembrou, por sua vez, que a entidade por ela dirigida “é o centro de referência no atendimento a pessoas com problemas auditivos, inclusive com o serviço de reabilitação”.

Simone considera aina que a ação “será uma grande oportunidade de aprendizagem e troca de informações acera das novas tecnologias utilizadas no tratamento auditivo, além de contribuir para o bem estar e uma melhor qualidade de vida dos pacientes”.

Sistemas

Entre as soluções para problemas auditivos, que serão apresentadas durante os atendimentos, estão o Sistema Baha e o Implante Coclear.

“O Sistema Baha é um tipo de prótese auditiva óssea ancorada e surge como uma alternativa para resolver casos em que os aparelhos convencionais não atendem às necessidades do paciente com problemas auditivos. É capaz de melhorar consideravelmente a audição e a qualidade de vida de pessoas com determinados tipos e grau de deficiência auditiva”, explica Joelma Medeiros.

Ensina também que os sistemas de condução óssea são indicados para adultos e crianças com perda auditiva condutiva, perda auditiva mista e sensorioneural, apenas de um lado. “Enquanto um aparelho auditivo convencional conduz o som por meio da parte danificada do ouvido, o sistema de condução óssea ignora esta área danificada e envia o som diretamente para o ouvido interno. O sistema é projetado para ajudar aqueles que recebem pouco ou nenhum som a se comunicarem de forma mais eficaz”, detalha.

“Já o implante coclear é uma boa solução para pessoas com perda auditiva moderada a profunda em ambos os ouvidos que não mais têm benefícios com os aparelhos auditivos. É um dispositivo médico que imita a função de audição natural do ouvido interno. Ao contrário dos aparelhos auditivos, que simplesmente amplificam o som, os implantes cocleares desviam da parte danificada do ouvido interno e enviam os sinais elétricos diretamente ao nervo auditivo”, garante a jornalista.

Entre todas as deficiências, a auditiva ocupa o 3º lugar. Estima-se que 16% da população mundial são afetadas por problemas na audição.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

2 Respostas para João Pessoa terá atendimento médico gratuito para deficientes auditivos

  1. Marcelo Lopes escreveu:

    Parabéns pela iniciativa, precisamos mesmo de uma força para nos integrarmos melhor e contribuir com todo nosso potencial para com nossas famílias e as novas gerações que educamos!
    Sou este aí da foto, de costas, usando um apareho BAHA 5, professor de Tecnologia da Informação TI.