Quando governador, Cássio enfrentou má vontade de Pernambuco com a Transposição

Se algum dia, quando superintendente da Sudene (1992-94), o hoje senador Cássio Cunha Lima (PSDB) desqualificou ou duvidou da viabilidade da transposição do Rio São Francisco, quando governador do Estado – como mostra o recorte acima – ele parece ter se redimido completamente.

Mostra o Jornal da Paraíba de 17 de agosto de 2005: dois anos depois de assumir o Governo do Estado, Cássio se transformara no governador nordestino que defendia mais ardorosamente o projeto de transposição. E em sua defesa enfrentava até mesmo a indisfarçada má vontade e o evidente murismo do Governo de Pernambuco.

No enfrentamento contra opositores e difamadores da Transposição, Cássio contou naquele período com o apoio dos então ministros Dilma Rousseff, das Minas e Energia, e Ciro Gomes, da Integração Nacional. É o que se expõe da publicação do JP enviada ao blog por diligente leitora e eleitora de carteirinha do agora senador tucano.

O texto do jornal revela, por exemplo, que aquela audiência foi convocada para que se firmasse um pacto político entre o governo Lula e governantes do Nordeste em defesa da Transposição. O encontro foi tenso, como se infere da discordância entre Cássio e Mendonça Filho, atualmente ministro da Educação do governo Temer e à época vice-governador de Pernambuco.

Mendonça não concordou com o governador da Paraíba quando Cássio reclamou do uso de dados distorcidos – “por interesses paroquiais” – para combater o projeto de transposição. Por essa e outras, o vice pernambucano recusou-se na ocasião a celebrar o pacto pró-transposição. Hoje aliados políticos e defensores do mesmo governo, senador e ministro aplaudem a obra.

Aplaudem e festejam juntos a chegada das águas do São Francisco à Paraíba através do Eixo Leste, em Monteiro, conforme ocorreu na sexta-feira (10). Uma festa com direito a ataques duros do senador à ex-ministra que depois seria eleita Presidente da República e, de acordo com autoridade do atual governo, executou mais de 90% da Transposição.

O percentual de conclusão das obras do projeto pelo governo Dilma foi revelado em audiência no Senado Federal pelo ministro da Integração de Temer, Helder Barbalho. Menos de três meses após assumir o cargo. É só clicar aqui e conferir.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Quando governador, Cássio enfrentou má vontade de Pernambuco com a Transposição

  1. EMIDIO SARMENTO escreveu:

    PARA QUE FIQUE COMPLETA , AGORA DEVERIAM LUTAR PARS A TRANSPOSIÇÃO DO RIO TOCANTINS PARA O RIO SÃO FRANCISCO EM MINAS GERAIS. AÍ SIM , O RIO DOS PERNAMBUCANOS DOS BAHIANOS DOS SERGIPANOS E DOS ALAGOANOS NÃO VAI TER PERIGO DELES ESTAREM FALANDO QUE O RIO VAI SECAR.