Água do São Francisco chegou e já deve estar no Rio Paraíba. Veja vídeo

Túnel Engenheiro Giancarlo (Foto: Cariri Ligado/Imagem YouTube)

As águas do Rio São Francisco chegaram ontem (9) por volta das 18h30 à Paraíba, vindas de Sertânia (PE). Entraram pelo túnel Engenheiro Giancarlo, na estação do sítio Engenho Velho, a meio quilômetro de Monteiro.

Segundo moradores da região, nas primeiras horas da manhã de hoje a água da Transposição alcançou o Rio Paraíba, cortando a zona urbana da cidade do Cariri Paraibano para logo após ser recepcionada na barragem São José, no mesmo município.

Na sequência, já devem ter recebido águas sanfranciscano os açudes de Poções, ainda em Monteiro, e de Camalaú, no município do mesmo nome, para daí a Transposição retomar o curso no Rio Paraíba e seguir até alcançar – em um mês e meio – o açude de Boqueirão.

A conclusão do Eixo Leste do Projeto de Integração Rio São Francisco deve acabar com o drama da falta d’água que penaliza severamente a cidade de Campina Grande e região nos últimos dois anos.

Escassez e racionamento passaram a fazer parte do cotidiano campinense porque o açude de Boqueirão (Epitácio Pessoa), que abastece a população local e de mais 18 municípios, baixou seu volume de água para menos de 4% de sua capacidade total (536 milhões de metros cúbicos).

A chegada da água da Transposição será marcada ainda por uma ‘inauguração’ promovida pelo Governo Federal. Políticos da base governista divulgaram nos últimos dias que Michel Temer visita Monteiro amanhã (10) e depois segue para Campina Grande, sempre cercado por vistosa comitiva de deputados, senadores e autoridades do Estado.

O vídeo abaixo mostra o exato momento em que a água do São Francisco passava pelo túnel Engenheiro Giancarlo.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.