Com Ricardo, Estado baixou qualidade da informação sobre segurança e aumentou violência

Ricardo Coutinho: propaganda não bate com números sobre violência na Paraíba

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2015, publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), mostra que até 2014 ano a Paraíba estava entre os estados que forneciam informações de boa qualidade para alimentar adequadamente o Sinesp – Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas.

Com a posse de Ricardo Coutinho no Governo do Estado, em 2011, a Paraíba migrou gradativamente para o grupo de baixa qualidade de informações dentro do mesmo sistema. Entre aquele ano e 2012, forneceu 85% dos dados que o Sinesp precisava. Não parou por aí.

De 2013 para 2014, a Paraíba reduziu para 70% sua remessa de estatísticas sobre violência para o Sinesp. Mesmo assim, e ao contrário do que tenta convencer insistentemente, sob sua gestão o atual governador viu a violência aumentar, em vez de diminuir significativamente em apenas seis meses, como prometera na campanha de 2010.

Quando assumiu o poder no Estado em 2011, Ricardo herdou uma taxa de 38,2 homicídios a cada 100 mil habitantes. Foram 1.438 assassinatos cometidos em 2010. Um ano depois, o número desse tipo de crime saltou para 1.634 vítimas e a taxa de homicídios pulou para 43,1 por grupo de 100 mil pessoas. Crescimento de 12,9% nesse indicador de violência.

A mais recente edição do mesmo Anuário, de 2016, revela, contudo, que embora o número de assassinatos ainda permaneça maior sob Ricardo do que o foi no último governo Maranhão (2009-2010), a taxa de homicídios realmente apresentou um recuo. Caiu 2% entre 2014 e 2015, baixando de 37,8 para 37,0 por 100 mil habitantes naquele biênio.

Segundo a mesma fonte estatística, em 2014 foram cometidos 1.489 homicídios na Paraíba. Em 2015, foram 1.469, ou seja, 31 crimes de morte a mais do que em 2010. Diante desses números, conclui-se que parcela considerável da população ainda acredita como verdadeiro o avanço propagandeado pelo governo sobre enfrentamento da violência. Apesar de o Estado hoje pertencer ao time que fornece informação de baixa qualidade à base estatística alimentada por dados oficiais.

Quem quiser conferir os números apresentados nesta matéria, basta clicar nos links abaixo que trazem as edições de 2012 a 2016 (a mais recente, divulgada em janeiro deste ano) do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A publicação, conforme já informado, é de responsabilidade do FBSP, do qual participa a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba.

2012

2013

2014

2015

2016

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

3 Respostas para Com Ricardo, Estado baixou qualidade da informação sobre segurança e aumentou violência

  1. Handerson gleber escreveu:

    Essa noticia eh a maior bobagem que ja ouvi na vida. Se ha uma coisa que nao se pode reclamar na segurança publica na gestão e ricardo foi a qualidade das estatísticas. Antes dele NAO EXISTIA QUALQUER ESTATÍSTICA na segurança pública . NADA. E sigo isso com a experiência e qm a 12 anos trabalha na segurança publica.

    • Rubens Nobrega escreveu:

      Grato, Handerson. Se você abrir os links postados na matéria (Mapas da Violência de 2012 a 2016), vai ver que houve um rebaixamento da Paraíba do Grupo 1 (alta qualidade de informação) para o Grupo 2 (baixa qualidade de informação), no que tange à qualidade de dados estatísticos sobre violência fornecidos ao Anuário Brasileiro da Segurança Pública. Foi dessa publicação que o blog extraiu a ‘bobagem’. O Anuário é de responsabilidade do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Do qual participam todas as secretarias estaduais de Segurança Pública, incluindo a da Paraíba.

  2. Milena escreveu:

    Rubens, sobre este tema, veja um dos fragmentos da entrevista do José Mariano Beltrame à revista Época:

    José Mariano Beltrame: “A segurança pública está ruindo”
    O ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro atesta que os governos estão paralisados diante do avanço da criminalidade no Brasil