PM perde cerca de 40% do que ganha quando se aposenta na Paraíba

(Ilustração: A Briosa)

As normas que atualmente regem a remuneração dos policiais militares da Paraíba impõem uma perda de aproximadamente 40% nos vencimentos a todos aqueles, do soldado ao coronel, que passam para a reserva.

A informação sobre o que representa hoje a aposentadoria na corporação fecha artigo intitulado ‘Histórico da Lei de Remuneração da PM da Paraíba’, do Coronel Batista, publicado no último dia 1º no portal A Briosa, especializado em assuntos de interesse do policial militar paraibano.

“Com a adoção do atual conjunto das normas pertinentes a remuneração dos policiais militares da Paraíba, quando um desses profissionais passa para a reserva, o equivalente à aposentadoria, tem uma redução de aproximadamente 40% dos seus vencimentos”, escreveu o autor.

No escrito, ele mostra também como desde a edição do seu Estatuto, em 1971, a PM vem sofrendo com sucessivas mudanças na legislação sobre soldo e gratificações. Sofrendo porque as alterações quase nunca beneficiam o conjunto da força ou não respeitam a paridade de vencimentos entre policiais da ativa e reformados.

‘Penduricalhos’

O artigo do Coronel Batista foi recomendado ao blog por oficial PM de alta patente que condena os ‘penduricalhos de contracheque’ concedidos pelo governo à tropa, a exemplo do Bolsa Desempenho e prêmio por apreensão de armas, que não se incorporam aos proventos quando da reforma.

Ele argumenta que as vantagens de agora viram fumaça na aposentadoria do policial militar, “após no mínimo 30 anos de serviços prestados à sociedade sob permanente risco de morte ou tragédia incapacitante”.

Apesar disso, arremata, o governo atual não cobre tal risco através de seguro e ainda faltaria com a verdade quando trata do problema. Segundo o oficial, a publicação de A Briosa desmente cabalmente o governador quando ele diz que “o risco de vida da PMPB existia e só mudou a designação para habilitação”.

Clique aqui para ler na íntegra o ‘Histórico da Lei de Remuneração da PM da Paraíba’.

E aqui para saber que a Polícia Civil do Estado enfrenta problema semelhante.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

4 Respostas para PM perde cerca de 40% do que ganha quando se aposenta na Paraíba

  1. george escreveu:

    em cima de queda coiçe perdi 40% do meu salario e agora chegou uma lapada no contra-cheque

  2. Newton Mota escreveu:

    Pois é amigos, choro não resolve. Lamentações, pior ainda ! Temos que nos politizarmos, e tirarmos o bundão do sofazão. Não temos o direito de penalizarmos nossas famílias. E você aí, vai ou não vai tomar atitude!!!???

  3. JOSE escreveu:

    O funcionalismo publico da ”’ATIVA” , seja CIVIL ou MILITAR vem sofrendo perdas salariais nos 06(seis anos) do governo RC, se considerado as correções pelo INPC, algumas categorias chegam a superar os 100%. É o caso dos Engenheiros da Administração direta do Poder Executivo, E SITUAÇÃO DE CALAMIDADE E DESCASO MESMO.
    Enquanto isto, no meio POLITICO E JURÍDICO, as coisas estão ha mil maravilhas.
    Para se ter uma ideia, um tecnico do Judiciário a preço de hoje, ganha quase tres vezes o salario de um Engenheiro da Administração direta do Governo do estado da PB.

  4. Ricardo escreveu:

    A realidade e a verdade estão sendo reveladas
    Parabéns ao Coronel Batista e a o Jornalista Rubão