TCE-PB usa aplicativo de celular para receber denúncias da população

Aplicativo do TCE-PB permite maior participação da população na fiscalização de ações

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) quer intensificar o uso de um aplicativo como ferramenta de controle e participação da população na fiscalização de ações da administração pública. O aplicativo Controle Social é destinado para plataformas móveis, como smartphones e tablets, está disponível gratuitamente e nele as pessoas podem registrar denúncias, reclamações e informações em texto, fotos e vídeos, que são enviadas diretamente para a ouvidoria do órgão. 

O aplicativo foi desenvolvido pela equipe de informática do TCE e teve sua primeira versão lançada em 2014. Os usuários de telefones ou tablets com sistema operacional Android, podem encontrar o Controle Social na Google Play Store, já os usuários de iPhones com sistema operacional IOS, podem encontrar o aplicativo na Apple Store.

Para o presidente do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres Pontes, o aplicativo vai ajudar em uma das principais linhas estratégicas do Tribunal de Contas do Estado, que é buscar uma maior aproximação com a sociedade civil e incentivar o cidadão a ser um fiscal de uma boa gestão pública.

Aplicativo pode ser encontrado para usuários de Android e IOS

Como funciona o aplicativo Controle Social
Todo cidadão que tenha o aplicativo instalado poderá encaminhar mensagens, informações, reclamações, denúncias e elogios com fotos e vídeos sobre as condições dos serviços públicos oferecidos na sua cidade. Todos os dados são georreferenciados, ou seja, o aplicativo pede autorização para compartilhar a sua localização exata, data e hora em que você encaminhou sua denúncia, o que não permite “denúncias anônimas”.

As mensagens recebidas, por meio do Controle Social, são enviadas diretamente para ouvidoria do TCE e podem contribuir com ações de fiscalização, caso sejam procedentes. As informações enviadas pelo aplicativo também servem para contribuir com o Programa Voluntários do Controle Externo (VOCE), que foi criado desde 2007, para promover maior envolvimento da população com a fiscalização de bens e ações públicas.

“As informações recebidas por meio do aplicativo serão  análisadas e podendo subsidiar as ações de fiscalização ordinárias. Além de ser um avanço na gestão pública, o aplicativo amplia o controle e participação da sociedade sobre as atuações dos gestores públicos”,  disse o coordenador da ouvidoria do TCE-PB,  o auditor de contas públicas Ênio Martins Norat.

  • (Com informações da Ascom/TCE-PB)

2 Comente TCE-PB usa aplicativo de celular para receber denúncias da população

  1. Alcindo Olímpio Maia Neto Disse:

    Essa inovação será de grande utilidade, visto que, aproxima a sociedade dos órgãos de controle e fiscalização. Deve-se levar em conta que, a cada dia, aumenta a promiscuidade na gestão pública. portanto, essa medida é muito bem vinda pela população.

Comente

Não publicamos ofensas pessoais. O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *