Cafuçu 2017: o mais animado e o mais tranquilo de João Pessoa

Pode não ser o maior, mas, definitivamente, o Cafuçu é sem dúvida alguma o bloco mais tranquilo e ao mesmo tempo o mais animado de toda a folia de João Pessoa. É o que deve confirmar a maioria do público estimado em 10 mil pessoas que ocupou o centro da cidade na noite de ontem (24).

Do Ponto de Cem Reis à Praça do Bispo, passando pela Praça Rio Branco e por toda a extensão da Rua Visconde de Pelotas, o Cafuçu consagrou-se também nesta sexta-feira como o bloco “mais família” da Capital. Por ser aquele em que foliões de todas as idades mais podem brincar à vontade, sem susto ou medo, durante a semana pré-carnavalesca.

Atração diferenciada

Outra particularidade do Cafuçu, que o diferencia dos demais: virou uma atração única do Folia de Rua, pela criatividade dos seus foliões, que capricham cada vez mais no visual que alguns gostam chamar de ‘brega’. De qualquer modo, é divertido para quem brinca e para quem assiste, especialmente para aqueles que gostam apenas de ver e acompanhar, sem cair no frevo.

Prova disso é que a cada ano o bloco atrai um número cada vez maior de crianças, boa parte delas com fantasias bem ao estilo cafuçu, geralmente copiando os pais na roupa, na maquiagem, nos adereços e na animação.

“Polícia com força”

A expressão bem popular e bem paraibana serve para referenciar a tranquilidade do Cafuçu 2017, garantida principalmente por um policiamento ostensivo bem distribuído e atento que cobriu todo o espaço reservado ao bloco, que nos seus primeiros anos cobria apenas a Praça do Bispo e hoje toma conta de toda a área que vai da Cúria Metropolitana à Praça 1817.

Menos cafuçus?

Dos relatos colhidos pelo blog entre pessoas que foram ontem ao Cafuçu, todos manifestaram boa impressão sobre o que foi o bloco este ano, mas houve um reparo: estaria diminuindo o número de adultos que se fantasiam para a sexta-feira mais animada da Paraíba.

“Tem muita gente vindo de roupa normal, roupa de sair, do dia a dia. Mas pode ser também que algumas acreditem que não precisam se produzir muito para parecer um cafuçu”, disse uma moça fantasiada de Naiara Azevedo. Ao lado dela, ‘Maiara e Maraisa’ concordaram. E ainda entregaram uma nota falsa de R$ 50 ao blogueiro, talvez como ‘pagamento’ pela entrevista.

4 Comente Cafuçu 2017: o mais animado e o mais tranquilo de João Pessoa

  1. Buda Lira Disse:

    Caro Rubens, legal o registro! De fato, é perceptível a empatia do bloco com parte da cidade! Fiz algumas considerações no inbox. Ressaltar que já não integramos os quadros do Rua! Desde 2009

  2. Buda Lira Disse:

    Ressaltar que já não integramos o projeto Folia de Rua desde 2009!

  3. Bertrand Lira Disse:

    Boa matéria, retratou bem o que foi ontem e é o espirito cafuçu.

  4. Armando Disse:

    Bloco animadíssimo e de altíssimo astral. Ótimo clima carnavalesco. Acho entretanto que deveria ter mais frevo e menos música brega.

Comente

Não publicamos ofensas pessoais. O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *