Água do Rio São Francisco está a 53 km de Monteiro

Água do Velho Chico na quinta estação de bombeamento, em Sertânia (Foto: Ascom/CCL)

O Ministério da Integração informou hoje (24) que a água do Rio São Francisco chegou nesta sexta-feira à penúltima estação de bombeamento do Eixo Leste. Significa que a transposição do Velho Chico avançou 163 km e está a apenas 53 km de Monteiro, no Cariri Paraibano.

“As águas do do Velho Chico chegaram, nesta sexta-feira (24), à quinta e penúltima estação de bombeamento (EBV-5) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Sertânia (PE). Com este avanço, faltam apenas 53,5 quilômetros para que este Eixo cumpra um dos seus objetivos: levar a água do rio até o açude Poções, em Monteiro (PB), para atender a população paraibana”, detalha nota do Ministério.

O texto, da Assessoria de Comunicação do órgão, explica ainda que após Monteiro a água seguirá pelo rio Paraíba até o açude de Boqueirão, principal reservatório de abastecimento de Campina Grande (PB). “A previsão é beneficiar o município de Monteiro já no mês de março”, reafirma.

A nota do MI diz ainda que a quinta estação elevatória (EBV-5) vai bombear a água do São Francisco em mais 41 metros de altura, o equivalente a um edifício de 13 andares. “Depois, por gravidade, as águas seguem até a última estação (EBV-6) do Eixo Leste. Antes de chegar ao seu destino final, no açude Poções, em Monteiro, passam por mais dois reservatórios (Campos e Barro Branco), um túnel e uma adutora”, completa.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.