Acusada de desmatar margem do Jaguaribe, PMJP garante que vai recompor vegetação na Beira-Rio

Área desmatada terá sua vegetação recomposta, garante a Prefeitura (Foto: Lauro Pires Xavier Neto)

Acusada de desmatar ilegalmente margem do Rio Jaguaribe, de João Pessoa, em área próxima da nova ponte da Avenida Beira-Rio, a Prefeitura da Capital garantiu hoje (20) que não realizou desmatamento algum, apenas retirou árvores para limpar o terreno e permitir o plantio de novas espécies no trecho.

A denúncia de desmatamento foi feita sábado (18) pelo Professor Lauro Pires Xavier Neto, após liderar grupo de ecologistas durante ato de defesa do Jaguaribe. A manifestação consistiu no plantio de 30 mudas de mangueira e pau brasil no local. As mudas foram doadas pelo Professor Ricardo Lucena e pela UFPB.

Lauro lembra que a faixa marginal de até 30 metros dos rios é considerada área de proteção permanente (APP) nos termos da Lei 12.651, de 25 de maio de 2012, que dispõe sobre proteção da vegetação nativa. “A margem do rio foi desmatada. Isso é ilegal. Não pode arrancar árvores em APPs”, disse.

O que diz a PMJP

Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de João Pessoa, o advogado Abelardo Jurema Neto admitiu que houve retirada de árvores e de vegetação rasteira e aquática na área em que os ambientalistas plantaram mudas no último sábado.

Informou que o trabalho, realizado pela Defesa Civil Municipal, foi feito para viabilizar também dragagem e consequente desassoreamento do rio. Lembrou que a limpeza do Rio Jaguaribe sempre foi realizada pela PMJP e é necessária para combater os processos erosivos.

“Para fazer uma dragagem completa temos, em alguns trechos, que sacrificar a vegetação, infelizmente”, observou, explicando ainda que com a retirada de material impróprio do rio ocorre o aprofundamento da calha do rio e, com isso, criam-se as condições mais propícias á recomposição da mata ciliar.

“A partir do início de março, como medida compensatória executaremos um projeto de recomposição florestal com o plantio de mais de mil árvores nativas pioneiras e tardias numa área de 2 mil metros quadrados”, antecipou. Serão plantadas mudas de ipês, sucupira, pau brasil, pau ferro, jacarandá, castanheira do Maranhão, caraibeiras e frutíferas (oliveira, fruta pão, pitombeira etc.).

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

6 Respostas para Acusada de desmatar margem do Jaguaribe, PMJP garante que vai recompor vegetação na Beira-Rio

  1. ALEX FRAGOSO escreveu:

    4D CRIAÇÃO – SOLUÇÕES GRÁFICAS
    Visite nosso site: http://www.4dcriacao.combr
    Atendimento Whatsapp: 83 98720-6857 / 99911-1546

    NOSSOS SERVIÇOS
    *Desenvolvimento de sites
    *Desenvolvimento de logotipos
    *Desenvolvimento de mascotes e caricaturas
    *Impressos gráficos
    *Artes gráficas
    *Placas
    *Gerenciamento de redes sociais
    *Email marketing

  2. a prefeitura derrubou e deixou derrubar mais de 30 arvores só na minha rua (Av. Guarabira)e no bairro do Bessa soubemos de um desmatamento de mais de 200 arvores!!! esse prefeito ou é doido ou não entende o real valor de uma arvore!! está maquiando a cidade nos ludibriando com migalhas! na minha opinião nunca tivemos em nenhuma época um prefeito que realmente governou com inteligência e honestidade! nunca tivemos um bom prefeito em nenhuma época!!

  3. pedro escreveu:

    Rubéns, e a as casas que os bacanas do Cabo Branco possuem, ao lado do MC Donalda??? MUITAS DELAS INVADIRAM TANTO A MARGEM DO RIO QUE O MURO TRASEIRO JÁ ENCOSTA NA ÁGUA. ALÔ MPF!!!!!

  4. Ikaro escreveu:

    Um absurdo, o que fizeram com a avenida beira rio, refiro-me até mesmo quando foi retirada algumas árvores saudáveis para a construção da ponte.

  5. Ligia escreveu:

    Gente, quer dizer que a própria SEMAM que deveria cuidar da vida vegetal e animal, chama desmatamento de limpeza de terreno?
    Estamos sem governo para a proteção ambiental!!!

  6. Newton Mota escreveu:

    Rubão, esse embelezamento tardio, visa tão-somente pintar a paisagem prá rico ver e desfrutar. Mas, e o restante do rio !? quando o rio passa em jaguaribe e entra na mata do buraquinho, está morto ! Parece mais um grande esgoto a céu aberto, favorecido pela água parada e fétida. Então, está na hora dos ambientalistas de todos os matizes, cobrar das autoridades a urbanização completa do rio. A limpeza total, com a retirada total do esgotamento sanitário que nele é despejado criminosamente, com a conivência e ação direta do Estado e da Prefeitura.