Promotor que multou Energisa desmente ‘Golpe do Fio Preto’

Glauberto Bezerra: “confusão” (Foto: Rádio Tabajara)

O promotor de Justiça Glauberto Bezerra, de João Pessoa, jogou ontem (17) um balde de água gelada no chope de deputados estaduais e vereadores da Capital que querem instalar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Energisa e o chamado ‘Golpe do Fio Preto’.

Em declarações gravadas pela Assessoria de Imprensa da companhia, Glauberto, que dirige um Procon no Ministério Público da Paraíba (MPPB), disse que o Termo de Ajustamento de Conduta (Tac) assinado com a Energisa em 2016, mas somente divulgado esta semana, nada tem a ver com a suposta fraude denunciada há três anos.

A fraude consistiria em a própria Energisa mandar empregados seus plantarem gatos de energia elétrica nas residências de consumidores. Para tanto, instalaria um “fio preto” nos medidores de consumo com objetivo de caracterizar “prova” do “crime” cometido pelo dono da casa ou locatário.

O diretor do MP-Procon garante, contudo, que o Tac foi assinado tão somente em virtude do tratamento inadequado com que alguns funcionários da Energisa teriam atendido um número não especificado de clientes.

Graça a esse Tac, a empresa concordou em pagar e pagou R$ 800 mil, dos quais R$ 600 mil, em três parcelas, que foram destinados ao Fundo de Defesa do Consumidor, mais R$ 50 mil ao Instituto Padre Zé e R$ 150 mil à Escola Superior do Ministério Público.

Leia a nota distribuída pela Energisa

Perguntado sobre a confusão envolvendo a Energisa nos últimos dias sobre Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e “fio preto”, o Promotor de Justiça Glauberto Bezerra desmentiu a versão de que a empresa tenha fraudado as contas de energia de seus clientes.

Ele explicou que, paralelamente à investigação sobre o “fio preto”, cuja prática foi totalmente descartada, foram encontradas irregularidades na falta de cortesia dos funcionários da Energisa durante o contato com os clientes, o que, segundo ele, causou dano coletivo e justificou a assinatura de um TAC em benefício do Fundo de Direito do Consumidor.

“Eu acho que efetivamente foi uma verdadeira confusão terminológica”, afirmou Glauberto, que explicou que, ao lerem o TAC, as pessoas não entenderam perfeitamente se confundiram sobre o que, na realidade, foi uma investigação de âmbito civil.

“O que nós identificamos foram algumas irregularidades como tratamento inadequado aos clientes, descumprindo a norma da Aneel, o que resultou no TAC em benefício do Fundo de Direito do Consumidor”, explicou.

O promotor também disse que “se tivesse efetivamente ocorrido o fio preto como conduta descrita, alguém estaria preso, tenham certeza”.

Áudios do promotor sobre o ‘fio preto’
Áudio_1
Áudio_2

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6 Respostas para Promotor que multou Energisa desmente ‘Golpe do Fio Preto’

  1. Anonimo escreveu:

    Rubens Nóbrega!!!

    faça um apelo ao governo do estado para o fornecimento de insulina!!! peço que o senhor possa fazer uma visita ao setor e solicitar as informações! eles agora nem atender o telefone querem mais, fica o dia todo o telefone dando sinal de ocupado e quando chegamos la dizem que nao tem a Lantus e nem sabe quando irá chegar!!! a novorrapid ja fazem mais de um ano que nao entregam e agora a lantus também estão fazendo do mesmo jeito! faço esse apelo a voce por nao ter a quem mais recorrer!

  2. Drauzio Macedo escreveu:

    Bom conheço esse processo de cobrança de fraudes pela Energisa, logo sei que a imposição de metas e o tratamento dado aos trabalhadores para atingir as metas eram comparados ao de capitão do mato com seus escravos “É melhor que o consumidor fique com raiva de voce, por que se a energisa ficar tu já sabe o que vai dar” então os fiscais deveriam chegar ao final do dia com algo de 6 ou 7 TO – Termo de Ocorrência por irregularidade na unidade consumidora, e o que dizer sobre a multa que segundo resolução da ANEEL pode chegar a ate 30% do valor cobrado por recuperação do consumo, quando a energisa cobrava exatamente os 30%. Ora vamos falar a verdade se não tem problemas e nem fraude por que a o TAC e a MULTA?

  3. José Carlos Senra escreveu:

    Só gente sem o que fazer pode imaginar que uma empresa com mais de 100 anos de história e que hoje é uma das 20 maiores distribuidoras de energia elétrica do mundo iria fazer uma ação como essa contra seus clientes.

  4. Arael M. da Costa escreveu:

    Gracinha!!!
    Sabe-se que a Energisa continua a tratar seus usuários com o maior desprezo possível.
    Falo de cátedra, pois há dois meses, após receber mensagem pelo WhatsApp dizendo que tinha conta em atraso e que a empresa me colocaria no Cerasa, tentei checar a informação – para mim, descabível, pois estava com as contas pagas em mãos – verifiquei que meu acesso via Internet estava bloqueado, pois um estranho mudara minha senha.
    Já fiz solicitações via atendimento telefônico, via agência virtual e ouvidoria e as únicas respostas que tenho é um número de protocolo e uma declaração – padrã0, de que “dentro de alguns dias me será dada uma resposta.”
    Aguardo até hoje…
    O resto é conversa para boi dormir…