Falta de energia e de vergonha: Estado tem escola há mais de 40 dias sem luz elétrica

É assim na Escola Estadual Tancredo Neves, em Bayeux (Foto: Imagem/TV Cabo Branco)

No Estado onde o governo fecha mais de 200 escolas para fazer economia, sem levar em conta as necessidades ou a proximidade dos alunos do lugar onde estudam, não admira encontrar entre as precariedades da rede pública de ensino um educandário há mais de 40 dias sem energia elétrica.

Trata-se da Escola Estadual Tancredo Neves, do bairro São Bento da cidade de Bayeux, que com seus 100 mil habitantes é a terceira mais populosa da Grande João Pessoa. Segundo publicou ontem (14) o portal G1PB, falta energia elétrica no colégio porque simplesmente falta instalar um transformador novo no lugar do velho, que queimou.

Para entender esse cúmulo do descaso que prejudica mais de 300 alunos, o G1 ouviu a Secretaria de Educação do Estado, que através de sua Assessoria de Imprensa mandou dizer que o novo transformador foi comprado semana passada. Mas há uma semana as aulas foram iniciadas na escola e até ontem… Nada!

“A Secretaria de Estado da Educação aguarda que a empresa instale o equipamento na Escola Tancredo Neves. Ainda não há uma data para que isso aconteça”, acrescenta o portal, destacando ainda informação da professora de História Valdete Ferreira, que dá aulas procurando locais mais claros da classe onde a turma possa ler e se ver.

Pior é saber que essa situação já dura 40 dias ou mais. O transformador pifou ainda quando o colégio fazia matrículas. Ou seja, daria tempo de sobra para uma situação como essa ser resolvida. Até por que a diretora da escola, Maria José Pinheiro, garante que comunicou o fato à Secretaria e pediu solução urgente do problema tão logo o equipamento estourou.

Agora, com a abertura do ano letivo, além de aulas na penumbra, os alunos também estão privados de merenda escolar por falta de energia elétrica. Mas, como a própria Secretaria de Educação do Estado adiantou, não há previsão para instalar o novo transformador. E por essa e outras, a Tancredo Neves de Bayeux virou forte candidata a uma vaga no Programa de Extermínio de Escolas do atual governo.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Falta de energia e de vergonha: Estado tem escola há mais de 40 dias sem luz elétrica

  1. Francisco Di Lorenzo Serpa escreveu:

    Sem comentários. Inacreditável. Triste e inadmissível.